Principais mudanças do eSocial para os micro empresários

Uma nova forma de envio das informações trabalhistas entrou em vigor em 2018 e isso irá facilitar para todos, trabalhadores, governo, e aos empregadores. Estou me referindo ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – o eSocial.

O eSocial é um projeto que surgiu com o Decreto 8.373, de 11 de dezembro de 2014 e é integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Este sistema facilitará a comunicação entre o Governo Federal e os empregadores quanto à prestação das informações relativas aos trabalhadores, uma vez que vem para unificar e padronizar este processo. 

Desta forma, o processo de prestação contas das organizações, junto aos órgãos responsáveis, com relação às questões fiscais, previdenciárias e trabalhistas será simplificado.

Devido a maior descrição das informações, será importante que cada procedimento seja feito da maneira correta para que tudo se alinhe no final.

Então fique atento as orientações sobre os procedimentos que precisam ser seguidos para evitar multas e autuações a sua empresa!

O que é eSocial?

O eSocial é um programa destinado a coletar informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias obtidas da relação do trabalho entre a empresa e o trabalhador, com ou sem vínculo empregatício, visando a unificação destas informações.

A intenção é certificar que qualquer fato dessas obrigações seja realmente declarado e cumprido, uma vez que as informações precisam ser informadas de maneira eletrônica de acordo com o Manual de Orientação do eSocial.

Pode-se dizer que a principal finalidade deste programa é sistematizar o gerenciamento, a fiscalização das informações e possibilitar o compartilhamento em tempo real a diversos órgãos administrativos.

Quem está obrigado a declarar o eSocial?

Algumas empresas são obrigadas a utilizarem o eSocial, são elas:

I – O empregador, inclusive o doméstico, a empresa e a eles equiparados em legislação específica;

II – o segurado especial inclusive em relação a trabalhadores que lhe prestem serviço.

As empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões já estão, desde o início do ano de 2018, obrigadas a registrar informações de empregados e de procedimentos como férias e horas extras.

Já para as demais empresas, a obrigatoriedade iniciou-se em 16 de julho de 2018.

As entidades públicas terão prazo até dia 14 de janeiro de 2019.

Para isso, todas as empresas, incluindo micros e pequenas empresas e as cadastradas no MEI, devem estar preparadas para cumprir com as novas obrigações.

Quais as mudanças do eSocial?

Com certeza a principal mudança trazida pelo eSocial está na padronização e unificação das informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias.

Isto proporcionará ao governo condições para fazer um controle rigoroso do processo que envolve a prestação de contas das empresas e para combater as irregularidades mais comuns.

Pois é notório que a falta de um padrão para o envio destes dados ou as inúmeras exigências de cada órgão tornaram os procedimentos cada vez mais burocráticos e essa abre brechas para problemas no cumprimento das obrigações.

Com a utilização do sistema, no momento em que os eventos ocorrerem, as informações serão enviadas aos órgãos responsáveis para que sejam confirmadas a aplicação das regras, se estão sendo feitas de maneira correta.

Pelo programa não passará informações equivocadas ou incompletas, devido ao cruzamento de dados que fará com que toda e qualquer incompatibilidade seja identificada.

Para garantir a legitimidade dos dados participam do sistema: a Caixa Econômica Federal (CEF), a Receita Federal do Brasil (RFB), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Quais são os principais pontos que sua empresa precisa tratar para evitar problemas futuros com o eSocial

  • Em relação à folha de pagamento:

Com o eSocial, a folha de pagamento comum, usada pelas empresas passa a dar lugar ao que podemos chamar de folha de pagamento digital.

Com ela, os cálculos que antes eram feitos manualmente podem ser feitos pelo sistema operacional.

Assim como na folha tradicional, na nova folha de pagamento deve conter os diferentes registros financeiros dos colaboradores. Entre eles, o valor do salário, a bonificação e o valor de benefícios como vale-transporte, alimentação, INSS, entre outros.

  • Em relação às contratações e desligamentos

É importante atender os prazos para prestar informações de admissões e demissões no sistema eSocial.

Em relação às admissões, caberá à empresa habilitar a recepção de um novo colaborador no programa até 30 dias antes da data em que pretende fechar a contratação.

Caso a admissão aconteça, a companhia deverá fazer o cadastro do funcionário no sistema até o final do dia imediatamente anterior à contratação. Caso a contratação não se concretize, será preciso cancelar o processo no sistema.

Quanto às demissões, elas também precisarão ser informadas no eSocial. O prazo é de até 10 dias após a rescisão contratual, caso o aviso prévio tenha sido indenizado.

Em casos de aviso prévio gozado pelo profissional, a empresa deverá cadastrar a informação no sistema até um dia depois da ocorrência do desligamento do colaborador.

  • Em relação às alterações salariais

Havendo alterações no salário, será obrigatório a prestação de informações, como a data em que ocorreu a modificação, sendo o prazo de até um dia depois que acontecerem. Essa atitude irá impedir que o sistema aponte erro no cadastramento das informações referentes a folha de pagamento.

  • Em relação à jornada de trabalho

As informações essenciais de cada colaborador precisam também ser enviadas, tais como o valor de seu salário, sua função exercida dentro da companhia, entre outras.

Se houver qualquer modificação nelas, será necessário atualizar essas informações no sistema no momento em que as mudanças acontecerem.

Questões como alterações de horário de trabalho, por exemplo, precisam ser informadas ainda que o trabalhador não esteja sujeito à marcação de ponto.

Vantagens do eSocial

Com a implantação do eSocial a maior vantagem está na unificação dos documentos.

 Serão substituídos 15 “formulários”, pois as empresas passarão a usar um software disponibilizado pelos órgãos federais para o envio das informações.

Informações que serão unificadas:

  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Comunicação de Dispensa (CD);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Livro de Registro de Empregados (LRE);
    • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT);
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD);
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF);
  • Guia da Previdência Social (GPS);
  • Folha de pagamento.

Para trabalhadores a vantagem é que terão acesso a todos os dados da sua relação laboral com o empregador através da internet.

Já o governo poderá fiscalizar mais e exigir o cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários.

Os empregadores também são beneficiados com a simplificação dos processos que irá acontecer quando todos os procedimentos estiverem adequados ao eSocial.

Além disso, poderão contar com mais eficiência e produtividade do RH, simplificação de atividades, racionalização dos processos, otimização da gestão organizacional, economia de recursos, transparência e segurança jurídica.

Sem dúvidas o eSocial no início irá exigir bastante trabalho, atenção e grandes adequações das organizações. Mas com certeza irá contribuir para melhorar a gestão das questões trabalhistas.

Este programa será de grande importância a todos os envolvidos, pois terá uma gama de informações unificadas proporcionando maior facilidade de envio, e de acesso posterior para organização, empregado e ao governo.

O quanto antes forem feitas estas adequações melhor será para as empresas, pois terão tempo hábil para o cumprimento das obrigações evitando maiores transtornos, como multas e autuações.

SISTEMA DE GESTAO

De emissão de notas, gestão de estoque a PDV de forma mais simples e eficiente.

SISTEMA DE GESTAO

Conteúdos Fiscais

O que é Difal e como calcular por dentro e por fora?

85999
Diferencial de Alíquota do ICMS também conhecido como DIFAL ICMS ou simplesmente DIFAL é uma solução criada com o convênio ICMS 93 em 17 de setembro de 2015 para que o recolhimento do ICMS fosse feito de maneira mais justa entre os estados.

Cancelamento de NF-e fora do prazo - Como proceder?

34859
Perdi o prazo de cancelamento de uma NF-e e agora o que devo fazer? Esta é uma dúvida comum entre muitas pessoas. Por isso, hoje abordarei este assunto: o cancelamento extemporâneo ou fora do prazo . Você saberá como realizá-lo e quais são as...

O que é plano de contas?

22196
Você sabe o que é plano de contas e qual a importância dele para uma empresa? Você que é empresário já parou para analisar o Plano de Contas da sua empresa? Por saber o quão importante é esse assunto no ramo dos negócios preparei um artigo recheado...

Trocas e devoluções de produtos: entenda o que é

15099
Vamos falar sobre trocas e devoluções? Que tal ficar por dentro desses dois processos e melhorar ainda mais a gestão empresarial da sua empresa? Se tiver dúvidas se sua empresa está preparada para realizá-los da maneira correta para agradar tanto o...

O que é SPED e SINTEGRA?

14997
Você sabe o que é SINTEGRA e SPED? E quando ouve o termo escrituração de documentos fiscais, o que pensa? O artigo de hoje irá esclarecer suas dúvidas sobre estes termos que muitas vezes parecem ser um bicho de sete cabeças.

Conteúdos sobre Vendas

Programa de Fidelidade: conheça os tipos e como escolher o ideal

421
Você já conhece ou ouvir falar no termo Fidelidade? Fidelidade é uma ótima estratégia para fazer com que o cliente sempre volte a comprar na empresa, por meio de pontuações que podem ser revestidas por alguma premiação, como, por exemplo, descontos...

Sistema Força de Venda: Como saber se está na hora de contratar

641
Um sistema de força de vendas proporciona ao seu negócio maior eficiência e agilidade no processamento dos pedidos feitos pelos vendedores externos. Mas como saber se é o momento certo para investir nesse tipo de sistema? Empresas de todos os...

Sistema PDV: Uma Visão Abrangente sobre o Ponto de Venda

594
O Ponto de Venda (PDV) representa o epicentro das transações comerciais em qualquer estabelecimento varejista. É onde as interações finais entre o cliente e o negócio ocorrem, e é nesse ponto crucial que a maioria das transações financeiras é...

Como utilizar o Vale Crédito na Devolução de Mercadoria

2757
Sempre surgem dúvidas de como proceder diante da devolução de vendas faturadas onde já existe movimentação financeira e também quando foi concedido crédito ao cliente. É neste momento que seu estabelecimento pode utilizar o Vale Crédito. Ele...

Estratégia de precificação: como usar a psicologia dos preços em suas vendas

881
Estratégia de precificação são métodos utilizados por empresas, para definir o preço de um determinado produto ou serviço, com o propósito de trazer maior lucratividade para a empresa. Precificação de produtos e serviços é uma etapa estratégica do...

Entenda a diferença entre Markup e margem de lucro

1132
Em qualquer empresa, a precificação correta é fundamental para que a empresa tenha lucro. Caso ela seja indevida, sua empresa levará prejuízo. A precificação vai muito além de aplicar um percentual sobre os custos. E para entender e fazer este...

Como iniciar as vendas online da sua empresa?

834
Sabemos que com a chegada da tecnologia e com o avanço da era digital o mundo precisou reformular a maneira de lidar com a nova era. Essa mudança chegou para todos, sendo ela a maneira de nos comunicarmos, de trabalhar e até mesmo de nos...

Como lidar com as objeções e fechar mais vendas?

899
Para lidar com as objeções dos clientes é preciso estar preparado, atento e confiante, para não ser pego de surpresa e ficar sem resposta, ou até mesmo intimidado.

Entenda quais são as principais objeções em vendas

814
Se você trabalha com vendas, se depara diariamente com novos clientes trazendo diversos problemas a fim de serem resolvidos pela sua empresa. Muitas vezes você oferta as soluções adequadas, mas por algum motivo, ele te traz empecilhos para fechar o...

Conteúdos sobre Financeiro

Conciliação bancária: uma grande aliada no controle financeiro da sua empresa

Hoje quero lhe fazer algumas perguntas. Como anda a Gestão Financeira da sua empresa? Como você...

7 dicas para gerenciar melhor suas contas a pagar e a receber

Para que você empresário consiga verificar os resultados operacionais, é indispensável que sua...

Entenda como vender mais com a Curva ABC

A curva ABC é um método de classificação de itens que leva em consideração sua importância e...

A importância do DRE na Gestão Financeira

Quer ter mais controle das finanças do seu negócio, profissionalizá-lo, e assim trilhar a escada...

Como calcular o valor de juros e multa sem violar a legislação?

As contas a receber atrasaram, e aí o que posso fazer para que meu negócio não saia prejudicado?...

Como a renegociação de contas pode salvar sua empresa?

Contas a pagar vencidas, contas a receber que não são quitadas, juros. A bola de neve só vai...

Saiba como reduzir a inadimplência utilizando Limite de Crédito

A inadimplência da sua empresa está tirando seu sono ou tem sido seu pior pesadelo? Isso é...

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco

Com certeza você já teve que pagar um boleto vencido, quem nunca né? E vamos combinar que era uma...

Como começar o ano reduzindo as despesas desnecessárias

É altamente perceptível a quantidade de empresas que falem anualmente. Uma empresa pode fechar as...

10 segredos para implantar uma gestão financeira empresarial mais poderosa

Imagine que gerir as nossas finanças, cartões de crédito, contas pessoais, já é complicado. Agora...

O que é Fluxo de Caixa e como usar na sua empresa?

Ter o fluxo de caixa perfeito é o sonho de todo o empreendedor de verdade, não é mesmo? Imagine só...

Como fazer o controle das contas a pagar e receber?

É fato que não é simples fazer o gerenciamento financeiro de uma empresa. Quando falamos de contas...