Imagine que gerir as nossas finanças, cartões de crédito, contas pessoais, já é complicado. Agora imagine de uma empresa? Imaginou? Pois é. Complicado sim, mas não impossível. É preciso, pagar funcionários, impostos, fornecedores, cobrir as despesas fixas e variáveis e ainda alcançar as metas propostas.
Porém, o melhor é que para ter uma gestão financeira mais poderosa não é necessária nenhuma ideia sensacional, simplesmente organização. E hoje você conhecerá os 10 segredos para implantar em sua empresa a Gestão Financeira de sucesso.
Muitas pessoas acreditam que sabem o que é a Gestão Financeira, acham que o simples fato de comprar, vender e pagar as compras das mercadorias é gerir financeiramente e corretamente sua empresa. Mas e os lucros? Os impostos? As despesas em geral? Como ficam?
A Gestão Financeira é, e sempre será, um dos mais difíceis processos de se implantar, pois, as vendas devem sempre cobrir os custos e ainda superar as expectativas da margem de lucro.
Vai muito além de simplesmente cobrir os custos e obter lucros, visa o planejamento estratégico, organizações do fluxo de caixa, controle das vendas realizadas, precificações, gestão tributária e ainda a automatização desses processos, possibilitando uma melhor análise.
O que é Gestão Financeira Empresarial?
A Gestão Financeira é constituída pelas análises e avaliações realizadas, tomadas de decisões, estratégias de captação, manutenção e administração de recursos econômicos e de clientes.
Este processo é bem mais que, administrar os recursos econômicos, visa também um conjunto de fatores, citados acima, aos quais levam as tomadas de decisões mais simples e poderosas, gerindo o cliente, aumentando o fluxo de caixa, controlando as vendas e outros. Desta forma, será possível custear as despesas e superar as metas dos lucros.
Vantagens de implantar a Gestão Financeira na sua empresa
Com a implantação da Gestão Financeira sua empresa alcançará maiores lucros e você terá um melhor controle sobre as finanças do seu negócio.
Algumas vantagens de se implantar uma Gestão Financeira:
Alto Controle:
Através da Gestão Financeira você terá total controle sobre a verdadeira situação da sua empresa e saberá onde deve mexer para diminuir os gastos e aumentar os lucros.
Prevenção de Erros:
Fica mais fácil o controle dos erros. Por exemplo, se sabe como está a situação financeira da sua empresa não irá fazer um investimento que não conseguirá pagar.
Fácil Análise da Situação Financeira:
Com a Gestão Financeira você conseguirá analisar sua empresa com facilidade e entenderá a real situação do seu negócio, podendo tomar decisões para mudar ou melhorar o cenário atual.
Controle de Vendas:
Ao realizar a Gestão Financeira você estará consequentemente monitorando suas Vendas. Saberá até mesmo se pode fazer uma promoção, conceder descontos ou dar brindes para os clientes sem ficar no prejuízo.
Controle de Estoque:
Indiretamente ao fazer um Controle Financeiro você também monitorará seu Estoque, entendendo quais são as mercadorias que tem maior giro e rentabilidade, podendo assim estabelecer metas realistas de vendas.
Controle de Contas a Pagar e a Receber:
Esta é uma das primeiras vantagens que você terá e digamos que é a mais primordial quando se trata de Gestão Financeira. Ter o Controle das Contas a Pagar e a Receber é fundamental para a saúde financeira da empresa.
Projeções Financeiras:
Com a Gestão Financeira você conseguirá estimar do valor de receitas e despesas futuras. Logo terá uma visão antecipada e real do seu negócio. O que te ajudará a reduzir perdas financeiras e a aumentar a produtividade da empresa, pois a margem de erros é minimizada pelo planejamento.
Melhores Tomadas de Decisões:
Sabendo exatamente quanto sua empresa está rendendo será possível estabelecer os investimentos futuros e também elaborar estratégias de crescimento para seu negócio. Sua tomada de decisão será baseada na realidade de sua empresa e será bem mais eficiente.
Aumento do Faturamento:
Ao controlar a saúde financeira do seu negócio é possível aumentar o faturamento de sua empresa uma vez que você terá ferramentas para promover novas táticas de vendas.
10 dicas de sucesso para a gestão financeira
Agora que você já entendeu o que é e qual a importância da gestão financeira para o sucesso e crescimento de seu negócio, vamos conhecer os 10 segredos para implantar uma gestão financeira mais poderosa.
1- Elabore o Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico oferece a base metodológica para o crescimento do seu negócio, podendo superar as expectativas a curto, médio e longo prazo.
Para realizar o planejamento estratégico deve-se realizar o mapeamento dos processos financeiros, estabelecimento de métricas para o alcance dos objetivos, definição dos objetivos, levantar um estudo sobre o mercado e da concorrência.
Leia nosso artigo: 6 dicas infalíveis para fazer um ótimo Planejamento Estratégico de Vendas
2- Organize o Fluxo de Caixa
A organização do Fluxo de Caixa é um instrumento muito importante para o crescimento empresarial. Organizar as entradas e saídas do caixa permite fornecer um quadro realista da saúde financeira da empresa. Este instrumento deve ser utilizado de forma contínua e estar sempre bem alinhado com os acontecimentos do dia a dia.
3- Separe Despesas Pessoais e Empresariais
Por mais simples que parece, misturar as despesas pessoas e empresarias impossibilita obter um controle de caixa fiel e organizado.
É muito comum principalmente em pequenos negócios o empreendedor quitar suas contas com as entradas da empresa e também quitar as despesas do seu negócio com outras rendas pessoais.
Isso NÃO é recomendável, pois desta forma não é possível obter um controle financeiro, o que dificulta a Gestão Financeira.
4- Tenha total Controle de Vendas
Um dos requisitos para obter uma boa Gestão Financeira é o controle de vendas que nada mais é que a administração das saídas de produtos ou serviços do seu negócio.
Algumas ações são necessárias para realizar a administração deste requisito:
- Registro de vendas por meios de pagamentos diferentes (dinheiro, cartão, a prazo, cheques e outros);
- Automatização do processo com uso de cartões;
- Validação dos pagamentos corretamente;
- Treinamento da equipe para alinhamento do processo;
- Utilização de softwares de gestão financeira (veremos mais adiante).
5- Controle o Fluxo de Estoque
O Controle do Fluxo de Estoque está entre os processos mais difíceis de ser implantado, porém é um dos mais importantes.
Se não implantado e alinhado corretamente, pode-se perder vendas por falta de estoque, perder produtos por validade e ainda ficar com capital parado devido a produtos com baixa rotatividade.
Para que não ocorra este transtorno é sempre bom analisar as movimentações de estoque visando a realização de promoções caso os produtos tenham baixa rotatividade e/ou com data de validade próxima.
Uma estratégia que deve ser adotada é possuir um estoque maior de produtos com alta rotatividade e principalmente ter organização das mercadorias para conseguir facilidade de localização e uma correta exposição.
6- Faça a Precificação Correta
A precificação é outro fator muito importante para uma boa gestão, devendo-se sempre custear as despesas fixas e variáveis, e ainda superar ou pelo menos equiparar com os preços da concorrência, obtendo uma margem de lucro.
Nunca precifique um produto ou serviço levando em conta a sua intuição de por quanto aquela mercadoria deve ser vendida ou analisar somente os preços da concorrência. Isso pode fazer com que seu negócio termine em um mal caminho.
7- Faça Gestão Tributária
Deve-se conhecer pelo menos o básico sobre os impostos e tributos que incidem sobre os serviços e produtos adquiridos e vendidos pela sua empresa.
Assim é possível realizar um planejamento reduzindo a alta carga tributária incidida sobre as mercadorias, trazendo transparência e segurança para seu negócio.
8- Controle os Recebíveis
Diante dos grandes fluxos da utilização de cartões de débitos e créditos para pagamentos, deve-se controlar esses recebíveis considerando as taxas cobradas, prazos para repasse e controle de pagamentos em parcelas.
Este controle é mais fácil quando utilizado de forma automática através de Sistema de Gestão Empresarial.
9- Não esqueça do Planejamento Futuro
Realizar o planejamento futuro é tão importante quanto Controlar as Entradas e Saídas, pois com base neste planejamento é possível montar toda a estratégia de negócio a curto, médio e longo prazo.
É importante saber quais as metas devem ser superadas, o que pretende que sua empresa seja ou onde ela esteja dentro de dez (10) anos. As respostas podem não ser as mais simples, mas são poderosas para o crescimento e norteiam uma boa Gestão Financeira.
10- Use a Tecnologia ao seu favor
Diante todas os processos aqui descritos é possível a utilização de Sistema de gestão Financeira e Empresarial automatizando os processos, obtendo relatórios precisos para análise e facilitando as tomadas de decisões.
Entenda como um sistema de gestão pode impulsionar a gestão financeira empresarial
Com a utilização do Sistema de Gestão Empresarial todos esses processos podem ser concluídos e monitorados de forma fácil e clara.
Esses softwares permitem o controle gerencial e contábil da sua empresa, facilitando o controle do fluxo de caixa e até a inserção de tributações em produtos e serviços, oferecendo uma gestão mais simplificada, maior segurança dos dados e informações centralizadas.
Alguns recursos básicos oferecidos pelos Sistema de Gestão:
- Administração das entradas e saídas;
- Administração fiscal;
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Controle de estoque;
- Controle do fluxo de caixas;
- Controle de inadimplência;
- Controle de vendas;
- Conciliações bancárias;
- Emissão de Documentos Fiscais.
- Projeções de lucros;
- Relatórios contábeis e gerenciais.
Por fim, podemos dizer que a Gestão Financeira é uma ferramenta que deve ser implantada e monitorada a todo instante, trilhando um caminho seguro e possibilitando que sua empresa se estabeleça no mercado de forma sólida.
Com a ajuda dos processos citados seu negócio melhorará e crescerá a cada dia. Tais recursos são mais fáceis de gerenciar quando utilizados de forma automatizada, usando para isso um software de gestão empresarial.
Então se sua empresa ainda não possui um sistema de gestão empresarial que te auxilie na gestão financeira é a hora de aderir a um. E se você já possui um sistema de gestão financeira, mas que ainda não está organizado este é o momento de mudança.
Aproveite nossas dicas que sua gestão financeira vai ser um sucesso!!!