Hoje quero lhe fazer algumas perguntas. Como anda a Gestão Financeira da sua empresa? Como você controla as movimentações bancárias? Sabe o que é Conciliação Bancária? Esta é uma peça fundamental para a saúde financeira da sua empresa e se for bem feita pode evitar erros, dores de cabeça e grandes problemas. Então, se liga na dica de hoje e entenda como conciliar suas transações e ter sucesso total.
Em se tratando de controle financeiro, muitos colaboradores e gestores focam nos dados internos e acabam esquecendo de conferir com frequência se as movimentações registradas estão de acordo com a movimentação real.
Sabe aquele cheque que você recebeu em sua empresa? Pois é, ele foi devolvido.
E o pior é que você só ficou sabendo uma semana depois, quando foi tentar pagar seu fornecedor.
Mas espera, nós poderíamos ter evitado isso com uma boa dose diária de conciliação bancária.
Esta conferência é uma atitude vantajosa para a empresa. A realização da conciliação bancária é de grande importância para sua empresa, trazendo muitos benefícios e que darão excelentes retornos.
Através dela é possível que o gestor fique ciente de todas as informações contidas em sua conta bancária e em seu controle interno, sendo indispensável para tomada de decisões assertivas.
E você já ouviu falar em conciliação bancária? Sabe qual a sua importância e como realiza-la eficientemente?
Isso e muito mais você saberá a partir de agora!
O que é Conciliação bancária
A Conciliação Bancária é a simples conferência entre extratos bancários com o controle financeiro interno.
Isso é uma comparação do que houve de crédito ou débito na conta bancária da empresa como pagamentos, recebimentos, transferências, investimentos, entre outros, com o que houve no controle financeiro interno da organização.
A partir da realização da conciliação, é possível verificar se todos os lançamentos foram realizados na data, com valores corretos.
Qual a importância de realizar a conciliação bancária
A conciliação bancária é de grande valor para o bom funcionamento da empresa, pois através dos saldos bancários os responsáveis pela organização tomarão decisões estratégicas para o negócio.
Desta forma, ela deve ser realizada com muito cuidado e atenção, pois valores, datas e os caixas onde estão sendo alocadas as movimentações precisam ser exatamente idênticos entre um e outro fluxo, para que os valores finais não levem a saldos irreais e gerem informações que podem comprometer negativamente as conclusões financeiras da empresa.
A conciliação bancária é uma ferramenta indispensável para que seja aplicada a gestão financeira em sua totalidade na sua empresa.
7 dicas de como fazer conciliação bancária sem falhas
Para que seja realizada uma conciliação bancária eficiente é necessário que algumas precauções sejam tomadas, e que informações sejam levadas ao pé da letra!
Por isso, a seguir estão listadas algumas dicas que irão nortear você para realizar a conciliação bancária perfeita.
-
Separe e classifique as contas bancárias
É preciso realizar separação e classificação das contas bancárias e que as movimentações sejam realizadas fielmente em cada uma, sem mistura de informações.
-
Tenha um controle interno das movimentações
A empresa precisa ter um controle interno que considere todas as movimentações de entradas e saídas financeiras
Este controle pode ser uma planilha em Excel, um relatório via sistema integrado, ou outra forma utilizada para acompanhar internamente as movimentações financeiras da empresa.
É fundamental que estas entradas e saídas como recebimentos, pagamentos a fornecedores, tarifas bancárias empréstimos, transferências, depósitos recebidos ou realizados sejam registradas no dia em que ocorram as movimentações para que não haja esquecimento de informações dificultando a tarefa, causando retrabalho e comprometendo as informações.
Podemos proporcionar a você esta funcionalidade em nosso sistema Eagle Gestão! Clique aqui e conheça nosso sistema de gestão empresarial.
-
Controle as tarifas bancárias
As tarifas de cobranças, tarifas bancárias, o IOF também precisam ser observados, bem como parcelas de empréstimos liberados em conta ou pagos.
-
Controle os pagamentos e recebimentos
Verifique, e caso necessário faça ajustes em datas, valores e lançamentos de pagamento ou recebimentos que podem ter sidos realizados em duplicidade ou até mesmo que não tenham sidos quitados no sistema na data correta;
-
Realize a conciliação bancária constantemente
A conciliação pode ser realizada mensal, semanal ou diariamente.
Todavia é recomendado que a mesma seja realizada diariamente, pois dessa forma fará com que os saldos estejam sempre em conformidade com os valores reais que a empresa possui e que erros sejam identificados mais facilmente e em tempo real.
-
Organize os documentos financeiros
Os documentos pagos ou recebidos devem ser guardados corretamente, pois precisarão ser enviados para contabilidade e ainda poderão ser consultados caso haja necessidade.
-
Faça da conciliação bancária uma cultura empresarial
É importante que a conciliação seja uma cultura empregada na empresa, pois não adianta ser realizada mês sim, mês não, ou quando der na cabeça, é importante que seja realizada todo mês.
Podemos perceber que a conciliação bancária é uma ferramenta muito útil, e fundamental para a vida da empresa.
Ela precisa ser realizada com o máximo de cuidado e a atenção porque por mais que pareça ser uma tarefa fácil, pequenos erros ou distorções podem acarretar grandes prejuízos.
Aahh, tenho mais uma pergunta que é uma curiosidade minha ...rsr
Você consegue fazer uma boa Gestão Financeira de sua empresa?
Primeiro...o que é gestão financeira, você sabe?
E aí? Será que você realmente você sabe o que é, e sabe realizá-la como imaginou ao responder ou pelo menos tentar responder minha primeira pergunta?
Ficou interessado, quer saber mais???
Venha ler nosso artigo completo:
Você vai adorar! Te aguardamos!!!
E qualquer dúvida já sabe né, deixe aqui nos comentários que responderemos rapidinho.
Revisado em 29/10/2019 por Naiara Sena