fbpx
Como calcular a cubagem de madeira

A Cubagem de Madeira é o processo para se calcular o volume de toras ou pilhas de madeiras, muito usado para a sua comercialização e transporte, onde predomina a utilização de metros cúbicos.

O cálculo de cubagem é muito utilizado pelas madeireiras e pelos setores de transportes, fazendo com que otimizem seus processos do dia a dia no momento de vendas, controle de estoque e na transportação de cargas.

Esses segmentos apresentam dificuldade em calcular e mensurar seu estoque ou até mesmo analisar suas vendas quando se trata de converter em metro cúbico.

Este cálculo é feito a partir de fórmulas matemáticas que apresentam o volume da carga a ser transportada e que podem variar de acordo com o seu objetivo, levando em conta as diferentes situações que podem ocorrer, como por exemplo, o espaçamento ou não entre toras em uma pilha, calcular o volume de unidades ou de uma área.

Este método tem grande importância para o meio florestal, quando tratamos de comercialização, estoque e transporte de madeiras, e dominando esse cálculo você terá mais agilidade nos processos da sua madeireira e terá uma economia de tempo e dinheiro.

O que é Cubagem de Madeira?

Cubagem é o processo(cálculo) para se obter o volume de uma área em metro cúbico, seja de madeira em tora ou serrada, de uma mata fechada ou até mesmo de uma “pilha de toras”.

Existem diversas formas de se calcular a cubagem de madeira, causando muita confusão ou transtorno para as madeireiras ou empresas de transporte.

Primeiramente você precisa saber como irá comercializar ou transportar sua madeira para utilizar os cálculos corretamente.

Para realizar o cálculo de cubagem é necessário analisar alguns fatores, existem diversos tipos de pilha de madeira: com espaço, sem espaço, em ripas, entre outras que podem influenciar na precisão do volume.

Os cálculos mais utilizados usam como base os valores do comprimento e do diâmetro da tora.

Importância de trabalhar seu estoque em metros cúbicos

O mercado atual utiliza a medida de metros cúbicos para a sua comercialização devido a sua precisão e otimização, principalmente quando se fala em transporte, pois a cubagem garante o equilíbrio entre a quantidade de carga a ser transportada e a capacidade do veículo.

Muitas dessas madeireiras já recebem as notas fiscais com todos os detalhamentos das cargas em metro cúbico, o que pode dificultar e muito se não possuir um sistema de gestão que faça essa conversão de carga para unidade ou unidade para metro cúbico.

Para isso tem-se a necessidade de calcular a cubagem de seus produtos.

Sua madeireira controla o estoque em metro cúbico?

Com a cubagem, você consegue trabalhar melhor além do transporte, a organização do seu estoque, pois permite-se uma otimização no uso do espaço e no processo de recebimento e pagamento de madeira. Uma boa precisão é fundamental para garantir rapidez e baixo custo operacional.

Tipos de medidas do cálculo de volume de madeira

Existem diferenças de cálculos para se calcular o volume de madeira, iremos mostrar as mais utilizadas. Essas se dão de acordo com o objetivo e o meio em que se presencia. Levando em consideração se vai fazer o cálculo de uma peça, uma pilha, se a pilha possui espaço entre as toras.

  • Metro estéreo (st): um dos cálculos mais utilizados pelas madeireiras quando se trata de tratamento de madeiras e que possui espaço entre as peças e não precisa se encaixar perfeitamente. 1 metro de largura, 1 metro de comprimento e 1 metro de altura.
  • Metro cúbico (m³): diferente do estéreo, esse cálculo consiste em não ter espaço entre as peças de madeira, mas utiliza as mesmas proporções do estéreo.

O Estéreo é muito utilizado quando se fala em tratamento de madeira, como por exemplo o eucalipto, normalmente a peça não possui as mesmas medidas nas extremidades (pontas), pois a base da madeira é mais grossa que a parte superior.

O que é Fator de Cubagem?

O Fator de Cubagem é responsável por definir o peso ideal em relação a 1 metro cúbico (1m³) dentro do seu veículo, esse fator precisa ser respeitado para cada tipo de modal de transporte que são:

  • Para veículos rodoviários o fator é de: 300 kg por 1m³;
  • Para veículos marítimos o fator é de: 1.00 kg por 1m³;
  • Para veículos aéreo o fator é de: 166,7 kg por 1m³.

Então muito cuidado para respeitar o modal de transporte e manter a segurança do seu veículo, do motorista e até de terceiros que transitam pela mesma via.

Como fazer o cálculo de cubagem de madeira

Para fazer o cálculo de cubagem deve-se realizar algumas contas matemáticas de acordo com a sua necessidade. No metro estéreo, que listamos anteriormente, para fazer o cálculo você precisa separar três informações: o comprimento, a largura e a espessura.

Depois de obtidas estas medidas, deve-se dividir todas por 1.000 (mil) e multiplicar o resultado das 3 informações, obtendo o valor em metros cúbicos. Caso queira calcular 1 m³ de madeira serrada, basta dividir o valor por 1, obtendo a quantidade de blocos para se ter 1m³ de madeira.

Para transformar os metros estéreo em toneladas, devemos dividir por 1,35, ou seja, um metro estéreo equivale a aproximadamente 740 kg (1/1,35=0,740). Já o metro cúbico equivale a aproximadamente 1.100 kg e na conversão de estéreo para metros cúbicos utilizamos o índice 1,5 para 1.

Estes cálculos podem ser bem confusos, principalmente para quem precisa de agilidade e não tenha tanta familiaridade com cálculos e a matemática. Por isso é importante ter um material de apoio, que ajude nas conversões ou um sistema que faça esse processo para você.

Como o Eagle Gestão pode te ajudar?

Hoje nosso Sistema de Gestão para Madeireira conta com diversas funcionalidades para sua madeireira como controle de cheques, gerenciamento de contas a pagar e receber, controlar comissão, boleto bancário, fluxo de caixa e muito mais.

Mas nas principais funcionalidades incluímos as conversões de metro cúbico, pois nosso sistema consegue converter metro cúbico para unidade ou de unidade para metro cúbico, oferecendo praticidade para comprar e vender em metro cúbico.

A cubagem de madeira é um processo fundamental principalmente quando se trata de madeireiras, ou comércios da área. Hoje é fundamental para estas empresas ter um controle preciso de seus processos, principalmente de seus produtos, tendo decisões mais assertivas e gerando otimização e economia em seu negócio.

Dentro do nosso sistema de gestão você consegue gerir desde a chegada da madeira no seu pátio, custos de cada tratamento realizado até o fechamento de mês através de relatórios bem específicos para o seu mercado de madeira.

Com o nosso sistema, seguimos facilitando e agilizando o dia a dia das madeireiras! Caso queira conhecer é só visitar nossa página sobre Sistema para madeireira.

Espero que esse artigo tenha ajudado a entender os cálculos de cubagem para que possam ser realizados na sua empresa em processos mais simples e seguros.

Aproveite as dicas e sucesso para sua organização! Entre em contato conosco para ver como esta cubagem acontece no nosso sistema de gestão para Madeireira.