fbpx
Como organizar e realizar a logística de entregas da sua distribuidora

Com as pessoas se adaptando às mudanças trazidas pela pandemia que trouxe diversas inovações tecnológicas para as empresas, a gestão de uma distribuidora teve que ser reformulada.

Distribuidoras de todo o mundo tiveram que melhorar sua logística de entrega, para levar uma boa experiência para clientes cada vez mais exigentes pela qualidade, bons preços, rapidez nas entregas e atendimento personalizado, e trouxe uma grande competitividade entre as empresas e vantagens para seus clientes.

O processo de logística visa reduzir custos, agilizar processos e impulsionar o relacionamento com o cliente de forma eficiente, se colocando à frente do seu concorrente.

Sendo também, um conjunto de etapas interligadas utilizadas para fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado e no tempo combinado.

Devido ao ‘novo normal’ criado pela Pandemia do novo Coronavírus, os consumidores têm comprado muito mais sem precisar sair de casa, exigindo rapidez no serviço. Mas como fazer isso?

Abaixo, vamos te mostrar como algumas distribuidoras organizam seu processo de logística para se adaptarem às exigências atuais.

Qual a importância da logística de entregas nas distribuidoras?         

Os processos de logística são o ponto-chave para o sucesso das empresas.  Ter uma boa gestão na Logística de entregas é fator de peso para que você consiga executar com excelência cada entrega, garantindo a satisfação do cliente.

Sabemos que existem diversos cenários de distribuidoras, desde as mais complexas (que produzem seus produtos) até as mais simples (que apenas revendem produtos acabados). Porém, ter uma Logística assertiva é necessário para todos os cenários.

Além de visar um bom serviço para o consumidor, uma boa logística na distribuidora também traz como vantagens a redução de custos operacionais e desperdício, o que contribui para que os preços continuem acessíveis para os clientes. 

A agilidade na produção e nas entregas ainda contribui para que a produtividade da empresa continue alta e proporcione uma importante vantagem competitiva.

Por isso, é importante organizar e definir bem os  processos desde a fabricação, armazenamento e distribuição para que, de forma fluída, toda a equipe consiga suprir as expectativas do seu cliente.

Agora que o conceito e a importância da logística já ficaram claros, vamos entender melhor como funcionam e quais são os diferentes tipos que existem.

Como organizar e realizar a logística de entregas da sua distribuidora?

Como disse acima, existem distribuidoras que precisam ter logísticas mais complexas e outras nem tanto. Porém, todos estes processos devem estar coordenados e interligados para que o setor funcione de forma fluída e as matérias-primas possam ser compradas, transformadas em produtos e distribuídas para os compradores com otimização de tempo.

A organização da logística de entregas sempre vai de acordo com a real necessidade e funcionamento da sua empresa, mas existem alguns passos que podem te auxiliar neste processo:

Passo 1 - Tenha um planejamento e metas bem definidos

A maioria dos problemas de logística são ligados com a falta de um planejamento eficiente.

  • Documente  as metas que você quer que sua empresa alcance;
  • Deixe bem clara a função de cada colaborador da equipe e a importância que a sua realização tem em todo o processo de logística;
  • Defina uma ordem de prioridade para que cada etapa seja realizada no melhor momento;
  • Monitore cada etapa.

Cada etapa realizada será a responsável pelo sucesso na entrega dos produtos aos clientes, pois, todas as etapas e processos de uma distribuidora são interligadas entre si.

Neste caso, monitore cada etapa realizada para minimizar as chance de erros.

Passo 2 - Agrupe suas entregas por região e pontos próximos

Agrupar as entregas por regiões e por pontos próximos facilita muito na hora do planejamento de rota para entregas. 

Este planejamento, auxilia até mesmo na organização da ordem de prioridade de entregas em determinadas localidades.

Com essa gestão, é possível organizar um carregamento maior percorrendo menos. E claro, economizando tempo e dinheiro com combustível, pedágios e outros custos do percurso.

Passo 3 - Utilize aplicativos que te auxiliem em suas entregas

Cada vez mais o avanço da tecnologia vem sendo nosso aliado em diversas atividades.

Distribuidoras em todo o país utilizam hoje Sistemas de Gestão que auxiliam no controle de rota ao organizar entregas e também, no momento da entrega, há aplicativos atrelados a GPS que ajudam o gestor, gerente do setor e até mesmo os clientes a acompanharem onde cada pedido está.

Estes recursos auxiliam no monitoramento dos prazos, se estão ou não sendo cumpridos.

Passo 4 - Faça planejamentos semanais

Realizar planejamentos semanais é importante para que não haja acúmulo de mercadorias pendentes à entrega.

Com o planejamento semanal você estará ciente do que ainda há para ser entregue e em qual prazo e, até mesmo, evitar atrasos de mercadorias com prazos estipulados para serem entregues que já possam estar estourados ou perto da data exigida.

Por que utilizar um sistema para controle de entregas?

As inovações tecnológicas vieram para facilitar a nossa vida. E falando deste mercado de distribuidoras, toda ferramenta que auxilie no monitoramento e gestão dos processos para alcançar o sucesso na logística de entregas é totalmente viável e deve ser priorizada.

Ter um sistema de Gestão automatizado que te auxilie no controle de entregas e até mesmo, no processo de produção e organização, irá facilitar o trabalho, otimizar tempo e ainda, reduzir chances de erros no monitoramento de entregas e análise de custos de toda a equipe.

Trabalhos manuais são suscetíveis ao erro. Conheça distribuidoras de sucesso no Brasil e comprove que todas elas utilizam a tecnologia ao seu favor. Não perca tempo, não fique atrás dos seus concorrentes.

Espero que todas estas dicas possam te auxiliar a otimizar a gestão na sua Distribuidora. Conte comigo para te auxiliar e saber mais sobre este processo!