No corre-corre do dia a dia o que mais se preza é pelo tempo. E trazendo isso para a realidade empresarial fica ainda mais clara a importância das tarefas serem executadas de forma rápida e corretamente, afinal tempo é dinheiro.
Pensando nisso, vou apresentar a você a mais poderosa ferramenta de apoio empresarial, o Sistema de Gestão Empresarial. Através dele você terá total controle sobre os processos e conseguirá pensar em estratégias para ampliar a receita da sua empresa. Se ligue no artigo e não perca mais nenhum centavo!!!
Se você é empresário provavelmente já ouviu falar em Sistema de Gestão Empresarial.
E se ainda não ouviu ou tem dúvidas sobre o que esta poderosa ferramenta pode fazer para apoiar o crescimento da sua empresa, hoje ficará por dentro de tudo sobre este assunto.
Vamos começar falando sobre crescimento empresarial. Para garantir que sua empresa tenha sucesso e consiga crescer dando lucro, é imprescindível que você gestor esteja sempre atento e atualizado a respeito das novidades tecnológicas e empresarias lançadas no mercado.
Só assim você abandonará métodos obsoletos de gerenciamento como planilhas e agendas de papel, que consumem tempo e reduzem a produtividade, e passará a usar ferramentas de alto desempenho, como o Sistema de Gestão Empresarial.
Esta é uma das ferramentas mais importantes dentro de uma empresa, pois auxilia nas tarefas diárias e processos mais amplos da organização proporcionando ao gestor amplo controle sobre todos os setores da empresa, sendo indispensável para a administração empresarial.
Então, vamos entender o que é o Sistema de Gestão Empresarial, como ele proporciona a aplicação da gestão em todos os setores empresariais e assim auxilia o crescimento saudável de sua empresa fazendo com que seu negócio tenha total sucesso.
Vamos começar?
O que é o Sistema de Gestão Empresarial
Resumidamente, o Sistema de Gestão Empresarial é um software informatizado que tem como objetivo facilitar o controle dos processos gerenciais.
Gerenciar uma empresa hoje em dia envolve muitas atividades e se fosse para administrá-la sem recursos automatizados, ou seja, manualmente, seria necessário que os gestores tivessem poderes especiais para conseguir. Teriam que ser basicamente deuses.
Como não é possível transformar os gestores em deuses, para facilitar e garantir que a gestão tenha agilidade e total sucesso, temos que fazer uso das ferramentas tecnológicas existentes no mercado que automatizam os processos, e uma destas é o Sistema de Gestão Empresarial.
Ele foi criado para integrar os setores empresariais e promover o fácil gerenciamento de todas as atividades que uma empresa necessita para funcionar adequadamente.
Muitas funcionalidades podem ser operadas, tudo de uma forma extremamente fácil, rápida e com muitos benefícios.
O Sistema de Gestão Empresarial é capaz de coordenar todas as informações de uma empresa lidando com gerenciamento, integração, recursos e processos de diversas áreas como Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística.
Ele possibilita a tomada de decisões mais assertivas e ágeis uma vez que são baseadas nas informações geradas pelo sistema.
Seu objetivo é facilitar a rotina diária de um negócio, automatizando qualquer processo realizado.
Como o sistema de gestão apoia sua empresa
Já vimos que a ajuda do Sistema de Gestão Empresarial é ampla, mas vamos destacar alguns apoios específicos que ele pode dar a sua empresa:
Melhora a comunicação entre colaboradores e gestores, mesmo quando há múltiplos departamentos:
O Sistema de Gestão Empresarial é capaz de centralizar todos os setores da empresa. Através dele é possível entender e verificar o que está sendo feito em cada departamento.
Isso é possível devido aos dados serem inseridos no sistema dia após dia, eles retratam o que acontece diariamente dentro da empresa e viram informações valiosas para o controle empresarial.
Assim, não existe a necessidade de reuniões para que os colaboradores passem para os gestores a realidade empresarial. O gestor consegue esta informação com apenas alguns cliques.
É claro que para retratar a realidade da empresa o Sistema de Gestão Empresarial deve ser alimentado da forma correta.
Metas e objetivos ficam mais claros:
Através das informações geradas pelo Sistema de Gestão Empresarial o gestor consegue traçar metas e estabelecer os objetivos a serem alcançados de forma precisa.
As informações geram indicadores valiosos que norteiam qual a direção seguir para conseguir melhores resultados.
Eleva a produtividade através de métricas e planejamento estratégico:
Com as metas e objetivos estabelecidos, os colaboradores saberão em quê devem focar. Assim ficarão claras quais são as atividades de cada um.
Sem precisar perder tempo para identificar o que deve ser feito, a produtividade é aumentada consideravelmente.
Maior segurança das informações:
Como os dados são inseridos no sistema e monitorados diariamente têm-se informações mais seguras e completas. São informações totalmente confiáveis.
Além disso, com o Sistema de Gestão Empresarial, é possível garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações.
Dados bem estruturados e acessíveis de maneira mais ágil e precisa:
Os dados inseridos no Sistema de Gestão Empresarial estão disponíveis em tempo real.
O gestor e demais interessados podem acessar a informação de forma rápida, tendo em mãos relatórios precisos que retratam a verdadeira situação da empresa.
Sem contar ainda que as informações estão disponíveis para o acesso sempre que necessário.
Dá mais autonomia a empresa, dispensando, em certas situações, intervenção de consultores:
Com a alimentação correta do Sistema de Gestão Empresarial você terá acesso a inúmeros relatórios que retratarão o atual cenário que sua empresa se encontra.
E com apenas a visualização destes relatórios é possível mensurar, monitorar e avaliar seus processos estratégicos, de uma maneira simples, clara e objetiva.
Com isso, o gestor consegue tomar decisões sem a necessidade de contratar consultorias externas.
Além destes benefícios, existe uma infinidade de recursos que o Sistema de Gestão Empresarial possui para melhorar a execução das rotinas fundamentais para o funcionamento de sua empresa e consequentemente intensificar a entrega de valor para seu cliente.
Alguns destes recursos você tomará ciência a partir de agora.
Como o sistema de gestão descomplica a gestão fiscal
Como anda a área fiscal da empresa?
Você já sabe que para evitar problemas com a fiscalização e não levar prejuízos fazendo pagamento de multas ou impostos desnecessários, ela deve estar em dia, não é?
Todo empreendedor sabe que para manter a empresa funcionando é preciso se atentar aos tributos.
A velha mania de organizar tudo no Excel pode te deixar na mão. E ainda fazer com que você perca o Controle Fiscal de sua empresa.
Existe uma forma mais moderna de gerenciar o departamento fiscal da sua empresa. Para isso basta utilizar o Sistema de Gestão Empresarial.
Um sistema completo terá todas as funcionalidades que são indispensáveis para garantir a Gestão Fiscal de sua empresa.
São exemplos destas funções a emissão de documentos fiscais como: Cupom Fiscal, NFC-e, NF-e, CT-e e MDF-e. Também o controle de tributação de produtos, emissão de livros fiscais e geração de arquivos fiscais como: Sped Fiscal, Sped Contribuições (PIS e COFINS) e Sintegra.
São muitos documentos e estes possuem regras específicas para serem válidos mediante a fiscalização e humanamente é impossível o controle de todas estas normas, é para descomplicar a parte fiscal que existe o Sistema de Gestão Empresarial.
Com um Sistema de Gestão Empresarial os processos se tornam automatizados diminuindo assim as chances de erros e esquecimentos, além de facilitar as conferências e ser totalmente adequado a legislação vigente.
Assim você consegue gerenciar a Gestão Fiscal de forma simples e sem perda de tempo, podendo dedicar maior tempo a estratégias de crescimento.
Quais os benefícios de usar um Sistema de Gestão Empresarial nos controles básicos do dia a dia
As atividades de uma empresa precisam ser monitoradas diariamente para que haja uma administração eficiente. Não tem como fazer planos realmente eficazes sem uma boa gestão.
Grandes empresas já tem o costume de monitorar plenamente a gestão empresarial, mas infelizmente, micro e pequenas empresas ainda tem essa dificuldade.
Geralmente isso se dá devido ao acúmulo de funções sobre o empresário quando ele tenta controlar tudo sozinho.
Com o Sistema de Gestão Empresarial é possível fazer todo o Controle Empresarial em um único lugar e com comandos facilitados. Controle fiscal, Contábil, Financeiro, Cadastros, Estoque, Logística e Relatórios podem ser controlados de forma muito mais prática e precisa.
Como ganhar agilidade nos processos usando sistema de gestão
Aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar processos são benefícios que toda empresa busca. E o Sistema de Gestão Empresarial contribui amplamente para alcançar cada um destes pontos.
Além das vantagens tradicionais do Sistema de Gestão Empresarial como:
- Controle total das finanças e fluxo de caixa;
- Controle de ordens de serviços e produção e emissão de documentos fiscais;
- Otimização do departamento de logística;
- Gestão das vendas;
- Aperfeiçoamento dos processos de recursos humanos;
- Melhoria na comunicação interna e integração dos setores da empresa.
Ele ainda oferece formas de integração com equipamentos como: leitores de código de barras e balanças de pesagem que agilizam o processo de vendas.
Outro recurso que pode agilizar os processos são as funcionalidades automatizadas do Sistema de Gestão Empresarial como exemplo pode-se citar a importação de XML que facilita o procedimento de entradas de mercadorias.
Conheça nosso artigo: Como agilizar os processos de controle estoque com a importação de arquivos XML
Ainda pode-se contar com a facilidade de manter os cadastros de produtos sempre atualizados. A alteração de preços e tributação dos itens pode ser feita em massa.
Também é possível integrar o Sistema de Gestão com um aparelho de Busca Preço, assim o cliente pode consultar os preços dos produtos sem ocupar o caixa que ficará destinado a passar as compras, isso agiliza muito à finalização da venda e evita esperas desnecessárias do consumidor que preza muito pelo tempo.
Estas são algumas das facilidades que o Sistema de Gestão Empresarial proporciona a sua empresa para agilizar os processos e que sustentam o correto funcionamento da mesma.
Poderíamos citar inúmeras outras vantagens desta poderosa ferramenta, mas acho que você já entendeu a grandiosidade do potencial dela e ainda temos mais coisas a falar sobre este impressionante recurso tecnológico.
Como acompanhar os resultados da sua empresa usando Sistema de Gestão
Para ter uma gestão de sucesso é fundamental que você tenha acesso as informações da empresa. Este acesso facilita a tomada de decisões e a integração das equipes rumo aos objetivos.
Os relatórios são elementos indispensáveis pois tornam possível obter métricas e números, conhecer a real situação da empresa e planejar os próximos passos.
Gerar e analisar relatórios é a melhor forma de conhecer holisticamente a empresa e planejar estratégias. Com eles é possível saber compras e vendas, situação de pagamentos, principais clientes, entre tantos outros que permitem elaborar ações para aumentar os lucros.
Um bom Sistema de Gestão Empresarial permite acesso a todas as informações da empresa centralizadas em um só lugar. Estudos e ações com base em relatórios geram:
- Agilidade no processo de decisões;
- Redução de custos e riscos;
- Controle de prazos;
- Aumento da produtividade.
Como escolher o melhor Sistema de Gestão Empresarial
Você já viu os múltiplos benefícios de ter um Sistema de Gestão Empresarial, mas e agora, como escolher o melhor para a empresa? Siga esses passos e não erre na escolha.
- Crie uma cultura mais tecnológica na empresa:
Se a empresa ainda não tem um Sistema de Gestão Empresarial ou tem um que não esteja mais atendendo as suas necessidades, é hora de convencer sua equipe a se render aos benefícios da tecnologia.
É fato que muitas pessoas tem uma grande resistência as novidades tecnológicas, mas não precisa ser assim. Reúna a equipe e mostre a importância de ter um sistema informatizado.
Uma dica para amenizar esse momento de transição é buscar um sistema que ofereça um suporte com profissionais competentes que possam treinar sua equipe para trabalhar com as funcionalidades do sistema.
- Pesquise e pondere:
Antes de escolher o sistema é importante listar quais são suas necessidades pois é importante compará-las com as opções disponíveis no mercado. Do que adianta ter um sistema que não te atenda? Nada, nada, nada...
- Busque por praticidade
Escolha sistemas simples de serem utilizados pois assim você diminui a incidência de erros e a resistência da sua equipe. O sistema de gestão é algo complexo, mas acredite, operá-lo pode ser uma tarefa fácil se você escolher bem.
- Considere o custo beneficio
A implementação de um sistema de gestão não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento que trará inúmeras melhorias à empresa. Por isso, na hora de escolher seu sistema não leve em consideração somente o preço, busque um equilíbrio entre o valor e os benefícios que ele vai oferecer.
- Mobilidade
O avanço tecnológico e a quantidade de aparelhos móveis mostram que estamos cada vez mais conectados e que necessitamos de ferramentas que deem suporte a esses dispositivos.
Para maior comodidade e mais rapidez na tomada de decisões, busque por sistemas de gestão que ofereçam ferramentas para dispositivos móveis. Assim, o gerenciamento pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento.
Diante do aumento da concorrência, é preciso buscar inovação. A melhor forma de encontrar oportunidades e saber quais as ameaças a sua empresa enfrenta, é levar em consideração as informações disponíveis pois elas permitem tomar decisões rápidas e bem embasadas.
Lembrando que não basta ter acesso à informação, é preciso também saber como lidar com os dados para fazer uma boa gestão e uso eficaz dos recursos da empresa.
Um bom Sistema de Gestão Empresarial pode transformar o desempenho das suas atividades organizacionais e ampliar os seus resultados.
Elevar a produtividade da empresa deve ser a prioridade de qualquer gestor e ter um Sistema de Gestão Empresarial é um salto frente à concorrência.