fbpx
5 dicas para converter seus orçamentos em vendas

O índice de orçamentos rejeitados e pedidos sem resposta com certeza é algo que te preocupa, não é mesmo? Afinal, se tem clientes chegando até você é porque existe algum interesse. Mas por que eles se vão?

Ter clientes entrando no funil da empresa é sinônimo de estratégias que funcionam. O início do relacionamento com os stakeholders é um passo importantíssimo para complementar esta ação.

Mas, a dinâmica em torno das vendas não se dá apenas no momento de mostrar seu produto ou serviço ao lead, afinal, fechar negócio está diretamente relacionado às ações estratégicas de qualidade para apresentar a solução ideal para o possível cliente.

 A partir do momento que você ganha o interesse do lead pelo seu produto ou serviço, a sua empresa começa a ser analisada por ele. Coloque-se no lugar do consumidor. Foque em um bom atendimento, trabalhe com agilidade, seja uma autoridade em seu segmento e apresente diferenciais.

Para te ajudar a obter esses resultados, selecionamos algumas dicas preciosas para que você transforme seus orçamentos em vendas. Confira!

Diferenças entre orçamentos e vendas

É importante manter cada etapa do seu funil de vendas revisadas com estratégias definidas para conseguir bons resultados no andamento de cada etapa. Deve-se dar bastante atenção aos processos de fim de funil; converter orçamentos em vendas consistem em priorizar a otimização de cada estratégia.

Tendo a importância de conhecer conceitos, sabemos que orçamento é um documento muito pedido no dia a dia das empresas, onde é listado produtos e/ou serviços desejados pelo cliente, acompanhados dos respectivos valores e condições que a empresa determina.

A cada orçamento feito, as chances da empresa fechar mais uma venda se aproxima. Mas e agora?

Com um bom orçamento criado, cria-se também uma oferta de valor que ajuda na decisão de compra do cliente. Diferente do orçamento, que pode ou não apresentar uma garantia de troca para ambas as partes, a venda é a concretização da oferta de valor dada pela empresa em troca de uma recompensa vinda do cliente.

Pensamos logo então, na entrada de dinheiro no caixa.

Mas, se atente! A venda vai muito além de receber dinheiro por algo. Focar na boa experiência do seu cliente com a sua empresa antes, durante e depois do processo de venda é muito importante para conseguirmos manter este cliente comprando de você outras vezes.

Trabalhar CS (Customer Success ou Sucesso do Cliente) dentro do seu negócio é uma das melhoras maneiras para fidelizar quem confiou em você.

Dicas de como converter seus orçamentos em vendas

Dica1: Utilize um sistema de gerenciamento de orçamento

Para enviar orçamentos de forma rápida, precisa e gerar uma boa experiência para seu cliente com a sua empresa, a automatização de processos é inevitável. Temos um Sistema de Gestão para você gerar e armazenar orçamentos, com dados validados e específicos e com observações de cada pedido.

Assim, fica muito mais fácil e organizado para sua equipe comercial acompanhar cada oportunidade de venda e tomar as devidas providências, em caso de demora da resposta.

E claro, tenho certeza que você não quer ser a última, na lista das empresas orçadas pelo seu cliente, a enviar aquele Big orçamento... não é mesmo?

Dica2: Monitore os orçamentos

Quando um cliente pede um orçamento, sabemos que não somos a única empresa na fila das oportunidades... Concorda?

No nosso Sistema Eagle Gestão, você consegue acompanhar todos os orçamentos pendentes com dados de produtos/serviços e dados do cliente, a fim de fazer contato e entender melhor qual solução ele procura e como você pode ajudá-lo.

Você vai conseguir também metrificar e analisar todos os orçamentos que estão pendentes e há quanto tempo estão lá. Isso é importante para saber se está indo no caminho certo.

É utilizando ferramentas que vão facilitar e agilizar o seu trabalho que, consequentemente, sua empresa converterá mais orçamentos em vendas e sairá na frente o seu concorrente.

Dica3: Mantenha contato com seu cliente

Você está com muitos orçamentos sem resposta em seu funil? Aquela ligação nunca chega? O ideal é não esperar o tempo passar.

Defina uma data de retorno para o seu cliente e o faça.  Com isso, entenda sua real necessidade e como você pode ajudar. Demonstre preocupação em querer entender qual a melhor solução para sua realidade no momento e mostre que fará o ideal para ajudá-lo.

Você encontra em nosso Sistema de Gestão um espaço para digitar todas as ações feitas com o cliente e as informações passadas, para você estar sempre ciente do próximo passo.

Mas, nunca se esqueça de passar o valor que seu produto/serviço possui, mostrando o seu diferencial e a garantia do que você oferece. Definindo o valor do que você oferta o preço é uma consequência. O fechamento de uma venda tem como base a criação de relacionamento com o seu cliente, gerando confiança.

É primordial conhecer suas necessidades, suas condições e entender, de forma clara, como você pode ajudar a sanar esta necessidade de forma eficaz.

Dica4: Tenha flexibilidade na negociação

Chegamos na fase mais tensa... ou não? Oferecer opções para o seu cliente e passar segurança é fundamental nos dias de hoje. Com a concorrência acirrada e os avanços tecnológicos, as formas de pagamento se inovaram e as condições ainda mais!

Quer sair na frente da concorrência de novo?

Trazemos mais esta solução em nosso Sistema de Gestão: agregue formas de pagamento, condições de parcelamento, emissão de boletos e descontos definidos para o seu cliente de forma clara e segura em um só lugar.

Se adequando à realidade da sua empresa, você consegue oferecer para o seu cliente qualidade até na hora de pagar. Em nosso Sistema você consegue definir prazos, descontos, parcelas e lembretes de recebimento nas datas previstas.

Dica 5: Feche a venda com chave de ouro (Ofereça uma experiência incrível)

Ufa! Viu como é fácil converter mais orçamentos utilizando o Sistema de Gestão? Venda feita é missão cumprida. Só que não! O relacionamento com o seu cliente, também continua depois do fechamento.

Você quer ter clientes fiéis? Gerar uma receita previsível? Fidelize seu cliente.

Fidelizar um cliente acontece, por exemplo, quando a sua empresa continua fazendo contato para saber se a utilização do produto adquirido foi agradável; se o serviço utilizado continua com o padrão de qualidade esperado e, até mesmo, se o cliente é parabenizado no seu aniversário.

O nosso Sistema Eagle Gestão te ajuda a lembrar de cada cliente em seu aniversário e também, armazena cada venda feita com nomes, telefones, e-mails e outros dados para você agir. Envie promoções, pergunte se precisa de algo.

Esteja presente e seja lembrado. Humanize sua marca.

Pare de perder dinheiro! Analise seu mercado, identifique seu cliente, crie estratégias para cada fase do seu funil. E a gente pode te ajudar!

Automatize todos os processos da sua empresa para você ser lembrado de cada próxima ação e não vacilar com o seu cliente.

Solicite uma demonstração do nosso Sistema de Gestão para conversarmos um pouco mais!