A Gestão Fiscal é fundamental para o sucesso empresarial. Os livros fiscais fazem parte desta gestão e são fundamentais para dentro de uma empresa. E você sabe quais são estes livros e o que cada um deles deve ter? Estas e outras perguntas serão respondidas no artigo de hoje. Então vem comigo e saiba tudo sobre este assunto.
A Gestão Fiscal sempre foi um mistério dentro de muitas empresas e com o crescimento global das organizações o não controle fiscal torna-se um grande problema.
Para resolver esta situação é necessário que os gestores tenham informações detalhadas sobre cada aspecto da gestão fiscal.
Um dos fatores que devem ser conhecido é quanto aos livros fiscais. Os empreendedores precisam conhecer quais são estes livros e a importância de cada um deles para a empresa.
O que é um Livro Fiscal?
Os livros fiscais têm hoje um papel muito importante na organização e regularização dos setores fiscais e contábeis de uma empresa. Além de serem essenciais e indispensáveis no momento da escrituração digital, conferência e apuração de impostos.
Podemos classificar como livros fiscais os que se encarregam de armazenar todos os fatos relacionados com as atividades fiscais de uma empresa.
Além de classificar as informações por tributos, identificando período de apuração e tipo de recolhimento, eles podem ser utilizados como ferramenta estratégica na gestão de negócios.
É através dos livros fiscais que o fisco audita todas as transações das empresas, conferindo todos os registros efetuados pela mesma no período.
Temos hoje alguns tipos de Livros Fiscais que se destacam por serem os mais utilizados, dentre eles está o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que se destaca por ser um arquivo digital de obrigatoriedade fiscal.
Muitos contribuintes realizam a emissão de livros fiscais de forma impressa, porém o SPED facilita os processos de registro de informações e garante a otimização da tarefa.
Se não sabe o que é Sped leia nosso artigo: O que é SPED e SINTEGRA? e fique por dentro deste assunto.
Existem vários tipos de livros Fiscais, e agora irei falar um pouco sobre os principais deles.
Quais são os livros fiscais e quais informações têm em cada um?
Existem diversos livros fiscais, cada um tem um papel diferente e contém informações sobre as movimentações da empresa sejam elas de entrada ou saída.
Abaixo estão listados os principais livros fiscais e o que cada um contém.
- Registro de Entrada: Destinado a escriturar todas as entradas de bens, mercadoria e serviços de uma empresa.
- Registro de Saída: Destinado a escriturar todos os tipos de saída da empresa.
- Registro de Controle de Estoque e Produção: destinado a controlar todo o estoque e produção da empresa.
- Registro de Inventário: destinado em registrar todas as mercadorias que contém em estoque.
- Registro de Apuração de ICMS – IPI: destinado a controlar os valores de Impostos de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).
- Livro de Controle de Crédito do Ativo Imobilizado (CIAP): destinado a controlar o crédito do ICMS relativo aos bens ativos que a empresa adquire para si.
- Registro de Impressão de Documentos Fiscais: escrituração para registro de todos os documentos fiscais impressos pela empresa.
- Livro de Movimentação de Combustíveis —LMC: destinado especificamente aos postos de combustíveis, é o livro que registra a entrada e saída dos combustíveis comercializados no posto. Também é utilizado para o controle de arrecadação do ICMS.
- Livro de Apuração do Lucro Real —LALUR: livro obrigatório para as empresas optantes pelo Lucro Real é utilizado para registrar o lucro da empresa.
De forma geral, esses livros devem ser impressos, numerados e encadernados devendo constar ainda a assinatura do representante legal da empresa e de um contador habilitado.
O contador irá auxiliar para saber quais livros serão obrigatórios para a empresa dependendo do Regime Tributário da mesma
Como os livros fiscais impactam na Gestão Empresarial?
Os livros fiscais são um facilitador do processo de fiscalização dos órgãos responsáveis pelo recolhimento de tributos.
Eles também se qualificam como uma excelente ferramenta de organização para a empresa.
Possibilitam que o empresário possa conhecer a realidade empresarial e obter informações relevantes para a elaboração de estratégias para o seu negócio.
Os livros fiscais permitem que o gestor possa juntamente com a contabilidade fazer a gestão fiscal da empresa de forma mais eficaz e assim possam tomar decisões precisas sobre a parte fiscal.
Você já domina a Gestão Fiscal?
A organização das informações e a padronização dos dados seguindo as regras aplicáveis pelo Fisco permite que o empresário utilize os dados gerados pelo seu negócio como ferramenta para desenvolvimento das suas estratégias de gestão.
Vale ressaltar, que a empresa deve adotar práticas que presem pela organização das atividades, pelo lançamento contábil das informações geradas no dia-a-dia e pelo recolhimento dos tributos que lhe são cabíveis.
A manutenção das atividades de uma empresa depende diretamente da organização fiscal e contábil.
Qualquer problema nesta área pode impactar na empresa como um todo fazendo com que a mesma fique inapta para exercer suas atividades o que causará prejuízos.
Por isso, invista em uma boa assessoria contábil, atenda as regras legais, e esteja em dia com a emissão de dos Livros Fiscais e com as demais obrigatoriedades relacionadas ao fisco.
Espero que o artigo tenha lhe esclarecido o que são os Livros fiscais e a importância deles na gestão empresarial. E qualquer dúvida já sabe né? É só deixar nos comentários que responderei em breve.