A cada dia que passa, estamos mais e mais imersos na tecnologia que, vem crescendo e atualizando a todo vapor em nossa sociedade.
Como você sabe, a cada novo lançamento de algum aplicativo ou até mesmo de um novo aparelho celular, ficamos loucos para adquirir e ficar logo por dentro da novidade. Certo?
Estes grandes avanços tecnológicos que vêm ocorrendo, fazem com que as empresas também se adéquem a este novo mercado, e com isso surgem os softwares de gerenciamentos que ajudam os empresários a facilitar e agilizar suas tarefas diárias.
Ao utilizar softwares na gestão de sua empresa, você garante muito mais segurança, gerenciamento e confiabilidade dos dados. Vale ressaltar, também, que eles são grandes aliados e te ajudam na tarefa de gerenciar seus documentos fiscais.
Você sabe o que é um gerenciador de documentos fiscais?
Gestão de documentos fiscais ou gerenciador de documentos fiscais é um software onde você consegue gerenciar as entradas e saídas de notas fiscais da sua empresa de uma forma mais rápida e intuitiva, visando facilitar a sua busca por estes documentos.
Com estes softwares, você consegue monitorar a todo momento e saber quais documentos estão sendo emitidos para o seu CNPJ, além de poder, contar com a guarda destes documentos fiscais que, aliás, é de grande importância e que devemos dar sempre grande atenção a este ponto.
Basicamente, todos os documentos fiscais devem ser guardados por no mínimo 5 anos, pois conforme a legislação, o fisco pode solicitar a qualquer momento neste período estes documentos e caso os mesmos não sejam apresentados a empresa pode ser autuada e penalizada.
Por este motivo, as empresas devem sempre ficar atentas. Não é porque tenho um sistema de gestão em minha empresa, que isso vai garantir que estes documentos estão salvos, pois não é de responsabilidade da empresa que fornece o software a guarda destes documentos e sim de sua responsabilidade.
Guarda de documentos fiscais. Quais os aspectos importantes?
Quando falamos em guarda de documentos ficais, sempre passa a mesma dúvida em nossa cabeça: quais os documentos que devem ser guardados pela empresa?
Se você é uma dessas pessoas não se preocupe que irei lista alguns deles aqui para vocês.
- Notas fiscais
- Recibos
- Livros fiscais
- Imposto de renda
- Guias de impostos pagos (PIS, COFINS, ICMS)
- XML
Como monitorar as emissões de documentos fiscais contra meu CNPJ e como a Eagle apoia seus clientes nesta gestão?
E é por esse motivo que existem hoje no mercado várias ferramentas que nos auxiliam nesta tarefa de gerenciamento e da guarda destes documentos fiscais, de forma online sem todo aquele acúmulo de poeira e de papel.
Além disso, existem vantagens de poder contar com este recurso em nuvem como: a grande facilidade desses dados por você e pela sua contabilidade, menos gasto com papel, mais agilidade e organização destes documentos pelo período recomendado pelo fisco.
Conte com a Eagle para agilizar todo o processo da guarda destes documentos fiscais na sua empresa. Oferecemos um recurso online totalmente integrado com nosso sistema de gestão para te auxiliar nesta tarefa.
O Nota Segura te auxilia em todo o processo de guarda dos documentos fiscais (NF-e, NFC-e e CT-e), delivery fiscal e também da Escrituração Fiscal.
Ficou curioso? Conheça mais sobre o Nota Segura.
A adequada gestão dos documentos fiscais é atividade de grande relevância não somente por permitir o controle fiscal da sua empresa, mas também por possibilitar que se tenha uma visão abrangente da situação econômica empresarial, o que auxilia o gestor na tomada de decisões, consequentemente uma empresa organizada vai além de um simples gerenciamento e quando conseguimos aplicar isso de uma forma mais automatizada vemos todos os efeitos positivos que são gerados.