fbpx
Sistema de Gestão Empresarial: por que devo usar na minha empresa?

Um dos grandes desafios dos empresários é conseguir administrar sua empresa para um crescimento contínuo gerando receita e para que isso ocorra é necessário possuir organização e um sistema de gestão empresarial para realizar as principais tarefas do dia a dia.

É necessário entender o que um sistema de gestão é capaz de oferecer aos seus gestores para não ser apenas uma despesa. Quer conhecer mais sobre esta ferramenta e entender como ela pode fazer a diferença no crescimento da sua empresa? Então continue lendo o nosso artigo.

Sabemos que não é fácil administrar uma empresa e não existe nenhum truque mágico para fazer isso. É necessário muita dedicação e organização para sentir os resultados positivos.

Muitos empresários utilizam sistemas para gerenciar toda empresa, mas, não conhece o que sua empresa pode extrair do sistema para o crescimento empresarial, e isso não resolve nada. É imprescindível saber fazer o correto uso dos recursos que a empresa possui.

Então vamos ao que interessa!!!

Antes de mais nada, vamos explicar o que é um sistema de gestão empresarial.

O que é um Sistema de Gestão Empresarial?

Sistema de Gestão Empresarial é um software de gerenciamento voltado para a área de negócios, visando o total controle da sua empresa isto envolve finanças, administrativo, comunicação e até mesmo a área fiscal.

É uma poderosa ferramenta para apoiar os empresários nas atividades diárias. Praticar o bom uso dela lhe fará tomar as melhores decisões, sendo muito mais preciso.

Para que serve o Sistema de Gestão Empresarial?

Durante o nosso dia, deparamos com muitas atividades complexas e que precisam do máximo de cuidado para serem executadas e que geralmente leva muito tempo.

O Sistema de Gestão Empresarial vem para facilitar e agilizar os processos do nosso dia a dia, ganhando tempo para visualizar os resultados da sua empresa.

Esta ferramenta administrativa permite automatizar os processos internos contribuindo para alcance dos objetivos, centralizando as informações, ou seja, integrando todas as áreas da empresa e ainda fornece uma visão mais ampla, facilitando as tomadas de decisões, além de mostrar de forma clara e precisa os resultados da empresa.

Através dos relatórios entregues pelo sistema, os gestores são capazes de corrigir ou até mesmo aprimorar os resultados.

É uma ferramenta poderosíssima onde é possível ter informações como:

  • Saber quais produtos são mais vendidos;

  • Quais produtos estão em falta;

  • Quais vendedores vendem mais;

  • Quais contas deverão ser pagas ou estão vencidas;

Tais informações são indispensáveis para saber quais decisões devem ser tomadas.

Com estas informações fica mais fácil de decidir não é mesmo?

Agora, outros pontos a analisar:

Já imaginou procurar e contar a quantidade de um produto no estoque para saber se precisa ou não repor seu estoque?

Procurar no caderninho para saber se o cliente está devendo para realizar uma cobrança?

Só de imaginar o tempo que irá levar para terminar... Uffa!! Encontrei o cliente... e não possui nenhuma inadimplência.

Por não ter um sistema de gestão você perdeu tempo e junto com ele dinheiro.

Com o sistema de gestão, com poucos cliques você tem todos os dados que precisa. Isso em poucos segundos!

Lembrando que só será possível se o cadastro das informações foi inserido sem erros.

Com isso sua empresa passará a ter mais lucros, devido à redução de gastos, tornando os colaboradores mais produtivos e auxiliando na retenção do cliente.

Funcionalidades básicas de um sistema de gestão

A seguir estão destacadas as funcionalidades básicas de um Sistema de Gestão Empresarial:

  • Gestão Financeira: é possível controlar todo o rol de contas a pagar e a receber, tendo total controle sobre suas receitas e despesas, tendo nas mãos o poder de decisão.

  • Gestão de Vendas: você consegue ter controle total das vendas realizadas diariamente o que lhe proporciona saber qual o produto mais vendido, qual é o ticket médio e até mesmo qual o melhor período de vendas.

  • Gestão de Compras: em sistemas modernos é possível emitir pedidos de compras e enviá-los diretamente para o fornecedor. Além disso o Sistema de Gestão Empresarial lhe mostra quais produtos comprar para que seu estoque não fique acumulado.

  • Controle de Fluxo de Caixa: o gestor consegue ver seu saldo em caixa em tempo real.

  • Gerenciamento de Ordens de Serviço e Produção: permite que você gerencie toda a linha de produção e de prestação de serviços de forma prática.

  • Gestão de Cadastros de Clientes: tenha toda sua cartela de clientes cadastrada, podendo manter todos os dados atualizados para facilitar o processo de vendas e contato.

  • Gestão de Produtos: mantenha os dados de seus produtos como tributação, preço de venda, preço de custo, estoque, estoque mínimo, estoque máximo e outros sempre atualizado para facilitar o processo de vendas.

  • Emissão de Notas Fiscais: com o sistema de gestão você consegue emitir uma NF-e em poucos passos e com dados corretos.

Como o Sistema de Gestão Empresarial pode ajudar?

O sistema de gestão empresarial facilita aos gestores organizar os processos empresariais do dia a dia melhorando resultados e centralizando todas as informações em um único lugar, rápido e de fácil acesso.

Facilitando a análise dos resultados e dando atenção aos pontos que precisam de maior apoio, para evitar perdas ou aumentar a lucratividade do seu negócio.

Para os gestores, possuir um sistema de gestão é crucial para que a empresa tenha controle das ações entre todos os setores. Possuindo conhecimento sobre todas as vantagens e cuidados que devem ser tomados.

Então se você está em busca de resultados o primeiro passo é investir em um sistema de gestão!!! Com isso, estabeleça os processos empresariais, minimize os erros operacionais e foque suas energias em aumentar e manter sua cartela de clientes com o pensamento na rentabilidade do seu negócio.