É de conhecimento que, atualmente, com o apoio das empresas softwares, os processos de vendas e gestão podem ser otimizados proporcionando uma flexibilidade na hora da venda, alcançando maiores lucros para a organização.
O Saldo Flex conhecido também como “conta corrente do vendedor” é um recurso utilizado para dar a possiblidade de negociação para o vendedor. Sendo assim, o mesmo consegue oferecer ou não descontos para certos clientes sem ultrapassar o orçamento previsto.
Para aumentar a lucratividade de sua empresa é uma prática comum que vendedores externos negociarem o valor de certos produtos, solicitando descontos superiores aos disponíveis.
Isso pode gerar um desgaste entre as partes e tomando tempo das negociações, reduzindo assim o número de vendas do gestor.
Como solução para esse problema foi criado o Saldo Flex que auxilia o gestor em negociações em que os vendedores externos solicitam grandes descontos, extrapolando o permitido em certos produtos, exigindo muita negociação de ambas as partes podendo causar desentendimentos.
O que é Saldo Flex?
Existem estratégias e alternativas que podem ser utilizadas para aumentar o número de vendas da organização e umas delas é o Saldo Flex, utilizado como um crédito concebido ao vendedor.
O vendedor, tendo esse saldo disponível pode utilizar em determinadas negociações disponibilizando maiores descontos para determinados clientes.
Desta forma, o Saldo Flex nada mais é que um recurso utilizado para que os vendedores tenham margens de valores para concederem certos descontos para seus clientes facilitando as negociações e aumentado as vendas.
Vale lembrar que o saldo flex não fica negativo, o vendedor só pode negociar o desconto com o cliente se o seu saldo estiver positivo.
Como funciona o Saldo Flex para seus vendedores externos?
Para os vendedores externos o Saldo Flex é utilizado para aumentar o seu poder de negociação, otimizando o processo de venda.
Quando o vendedor faz a venda de determinado produto com o preço máximo disponível, o mesmo fica com um credito para utilizar em negociações posteriores, onde o cliente quer um desconto maior do que o estabelecido.
Desta forma, o vendedor externo pode ficar com um saldo positivo para negociações com clientes que queiram um preço abaixo do padrão estabelecido para os produtos, aumentando o poder de negociação.
Quais são as vantagens do Saldo Flex nas vendas externas?
Quando a empresa passa a utilizar o Saldo Flex é possível observar várias vantagens no processo de venda.
O vendedor tem muito mais autonomia nas negociações, sendo assim é possível fidelizar clientes com esse desconto maior que o previsto, criando uma relação sólida entre o vendedor e o cliente, também reduzindo o tempo de negociação entre as partes interessadas.
Outra vantagem é o poder de barganha do vendedor que aumenta utilizando esse recurso e consequentemente aumentando o número de vendas, reduzindo assim o número de desistências das negociações.
Quais as desvantagens de não usar o Saldo Flex na hora da negociação?
Uma empresa que não utiliza o Saldo Flex pode acabar ficando engessada em determinas situações, perdendo vendas por não ter liberdade na negociação de descontos com determinados clientes.
Além de não conseguir fidelizar novos clientes propiciando a um gasto maior de tempo na negociação e reduzindo a qualidade do atendimento. Sendo assim perdendo espaço no mercado para empresas que fazem o uso desse recurso.
Portanto podemos concluir que a utilização do Saldo Flex com o mercado competitivo que temos atualmente é fundamental, sendo utilizando como uma estratégia para o aumento do número de vendas da organização.
Pois dá autonomia para o vendedor em diversos aspectos da negociação permitindo também um maior número de vendas, tornando a empresa mais competitiva em suas vendas e aumentando também seu número de clientes.