fbpx
Produto Composto: Como tratar?

Produto composto nada mais é do que um produto que tem em sua composição outros produtos que são chamados de matéria-prima, insumos, ingredientes ou ainda componente para que então seja produzido o produto final que será vendido para o cliente.

---

Se você trabalha com produção, provavelmente já se deparou com o termo Produto Composto. Mas o que é e para quê serve este tipo de produto?

Estas e outras dúvidas sobre o produto composto, você esclarecerá a partir de agora.

O produto composto será de grande valia caso tenha interesse em manter vendas e estoque alinhados e com valores reais. Imaginemos a venda do produto pão, onde se registra a venda, retira-se o produto do estoque e depois você precisa ainda fazer um novo registro para dar baixa no estoque do trigo e do fermento que foi utilizado na produção desse pão vendido. Este é um processo nada eficiente, não é mesmo.

Então qual a melhor maneira de controlar este processo de produção?  

Caso seu estabelecimento queira agilidade nos processos e um sistema com informações que possam auxiliar com a administração, é interessante que todo estoque esteja sempre atualizado. E para produção, o produto composto é o seu maior aliado para manter a organização do estoque.

O que é Produto Composto?

Como o nome sugere, é um produto utilizado normalmente por empresas que fabricam ou produzem seus próprios produtos para serem vendidos ao consumidor.

Um exemplo de fácil entendimento, é o produto pão que para ser fabricado e vendido precisa de outros produtos como fermento, trigo, sal... entre outros.

Para que serve Produto Composto?

Voltemos à venda do pão, se ao invés de fazer o processo de baixa do pão e dos ingredientes utilizados para produzi-lo separadamente, não seria mais eficiente e seguro fazer tudo em um processo? Onde você produz os pães que serão vendidos e já retirar do seu estoque o trigo, fermento e qualquer outro insumo utilizado. É aí que o produto composto entra para simplificar o seu trabalho.

A criação de um produto composto no seu sistema, vai te proporcionar uma visão mais detalhada do quanto de matéria-prima é utilizada na fabricação desses produtos, evitando desperdícios e permitindo ainda um controle via lotes de produção ou validade, por exemplo.

Outro processo interessante dentro da composição é sempre gerar uma Ordem de Produção, assim sabe-se exatamente o que é necessário fabricar, qual a quantidade e quanto de insumo será utilizado no processo de produção. Ou seja, serve para nortear o setor de produção, que, com esta ficha em mãos saberá corretamente o que deve ser utilizado, evitando assim erros e desperdícios.

Como cadastrar um Produto Composto?

Basicamente no produto composto deve estar registrado o insumo e a quantidade de cada um, bem como o preço de custo de cada componente. Este processo lhe dará o custo total para produzir o produto final.

Com base no custo, informe o preço de custo e o preço de venda dos itens produzidos.

Dê também um nome que retrate o que é produto, pois é este nome que eventualmente aparecerá na nota fiscal de seu cliente.

Como é a tributação de um produto composto?

A primeira resposta é... depende!

E a segunda é... consulte seu contador para cada produto composto.

Mas brevemente falando sobre esta questão, o primeiro ponto a se observar é a tributação dos componentes, pois em algumas situações a legislação não permite que sejam utilizados insumos com tributação diferenciada.

Outro ponto a se observar é se a composição parte de insumos in natura e vira depois um produto industrializado ou se dá de produto acabado para produto acabado.

Por isso a primeira resposta é depende e é indispensável que você consulte seu contador para tributar corretamente um produto composto e evitar dor de cabeça no futuro.

Qual a diferença entre Composição e Decomposição de produto?

A Composição nada mais é que o processo de unir a matéria-prima para geração de um produto final, movimentando estoque dos produtos envolvidos na operação e alterando o preço custo de acordo com o custo dos componentes.

Já a Decomposição é um processo de desmembrar itens que estavam agrupados anteriormente, ou transformar caixa em unidade, ou uma grande peça de carne em cortes menores, dentre outros, ou seja, o processo inverso da composição.

Os produtos compostos são de extrema importância para diversos segmentos de empresas e uma boa gestão destes produtos assegura um estoque correto, maior assertividade no momento da produção e segurança na hora de efetuar vendas.