Se você trabalha com diferentes preços para os mesmos produtos provavelmente já teve algum problema na hora de finalizar a venda. O mais comum é a demora pelo fato de precisar fazer contas, o que pode gerar insatisfação do cliente e até a perda do mesmo, e nós não queremos isso, não é mesmo?
Então me acompanhe nesta leitura e receba algumas dicas para evitar essa situação problemática e ter sucesso total na sua venda.
Deixe-me lhe fazer uma pergunta: Em sua empresa existem preços diferenciados conforme a forma de pagamento, o cliente ou o período?
Quase toda empresa tem uma particularidade ou outra que faz com que seja necessário alterar o preço dos produtos no momento da venda.
E na maioria das vezes aplicar um desconto ou acréscimo não é o suficiente e ainda é uma tarefa que precisará ser repetida por muitas vezes. O que está suscetível a erro humano.
Imagina só a seguinte situação em sua empresa:
Você faz 100 vendas durante o dia e supondo que em cada venda tenha 5 produtos e que para cada venda feita seu vendedor precisou alterar o preço de item a item. Só aí já seriam 500 alterações no dia.
Daria um trabalhão, não é? E ainda pior, o funcionário poderia errar o preço e a venda não sair da forma correta.
Só aí você já teria sérios problemas. Um deles é que este fato afetaria seu financeiro de forma negativa. O outro é que poderia acarretar uma insatisfação nos clientes pela demora na concretização das vendas. O que faria até mesmo o cliente nunca mais comprar na loja.
Pense no quanto você gestor precisaria se desgastar para resolver uma situação desta.
Para resolver todo este cenário caótico existe um recurso bem interessante em Sistemas de Gestão Empresarial que é a Tabela de Preços.
O uso de Tabelas de Preços dentro do seu negócio pode ser um aliado poderoso para agilizar suas vendas, essa estratégia traz inúmeras vantagens eficientes, se você trabalha com situações diferentes na hora de vender, como organização de preços, redução de riscos e prejuízos.
O que é Tabela de Preços?
Uma tabela de preços funciona como uma lista, onde você informa os produtos e/ou serviços com os quais trabalha.
Você pode criar inúmeras listas e dentro desta lista você define os valores específicos para cada produto, porcentagem máxima de descontos, comissão e até margem de crédito.
Tudo isso sem alterar os valores base desses produtos, facilitando o uso e consulta de preços diferentes para os mesmos produtos.
Em qual situação devo utilizar Tabelas de Preços?
A utilização das tabelas de preços pode ser aplicada em diversas oportunidades dentro do seu negócio, desde situações do cotidiano da empresa, como trabalhar com diversas formas de pagamento (Ex: crediário, a vista, cheque, cartão, vale credito), promoções em datas comemorativas (Ex: natal, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados), produtos com condições especiais (Ex: produtos que estão ficando fora de linha, produtos próximos a datas de vencimento) e até para aqueles clientes específicos.
Ao utilizar as tabelas de preços nessas circunstâncias, você trabalha com diferentes precificações para os mesmos produtos, de forma simples e organizada.
Quais as vantagens de utilizar a Tabela de Preço?
Dentre as diversas vantagens de se utilizar as tabelas de preço, se destacam as seguintes:
Organização
Quando você trabalha com vários produtos diferentes, e precificação distinta para esses produtos, organizar tudo isso pode gerar uma bagunça das grandes.
A utilização das tabelas de preços ajuda a organizar tudo isso, pois concentra as precificações dos produtos dentro das próprias classificações (Tabelas de Preço) que você mesmo criou.
Agilidade e simplicidade nas vendas
Ao utilizar a tabela de preço você economiza tempo na hora das vendas, pois como você já tem os preços das situações de venda definidos dentro da mesma, você não precisa ficar fazendo contas desnecessárias.
Ao aliar o uso das tabelas de preços a um Sistema de Vendas ágil e robusto, finalizar as suas vendas se tornará um processo simples e ligeiro, mas ao mesmo tempo seguro e confiável.
Redução de riscos
Utilizando tabelas de preços, você evita que os vendedores possam informar o preço incorreto na hora da venda, como por exemplo dar um desconto acima do permitido para aquele tipo de venda ou cliente. Ou seja, você tem um controle mais apurado e eficaz dos preços dos seus produtos.
Definir validade dos preços
Com uma tabela de preço é possível definir exatamente o período de validade, ou seja, de qual data até qual data os itens poderão ser comercializados com aquele valor.
É importante ressaltar que para essas vantagens se concretizarem, toda a equipe deve estar ciente das diversas situações que podem ocorrer e saber lidar com cada uma delas, é indispensável também, manter as tabelas de preços sempre atualizadas, para evitar precificação incorreta dentro delas.
Já vimos o quão importante e valoroso é a utilização das tabelas de preços, porém sem uma Gestão de Vendas adequada, o uso da tabela de preços pode surtir pouco ou nenhum efeito no seu modelo de negócios.
A Gestão de Vendas pode ser classificada como todo o processo, desde a escolha do produto, precificação, até o pós-venda, e ela é extremamente importante para você conseguir maximizar os seus resultados. Gostou do assunto? Quer saber como agilizar ainda mais suas vendas? Conheça nosso artigo:
Utilizar Tabelas de Preços é incrivelmente benéfico, é capaz de fazer toda a diferença no processo de venda quando ela é bem configurada, visto que torna o processo mais ágil, seguro e simples.
Com ela você tem controle sobre valores, descontos, comissões dentre outras, de forma rápida e eficaz.
Mas não se esqueça de manter ela sempre atualizada e a equipe de vendas bem comprometida com seu uso. Tendo isso em mente, com certeza os resultados serão incríveis.
Espero que este artigo te ajude a agilizar as suas vendas, para receber mais dicas como essa nos acompanhe e fique por dentro das novidades. Sempre temos conteúdos relevante para aprimorar a gestão empresarial.