fbpx
Pix para empresa: saiba o futuro desse meio de pagamento

O PIX é o meio de pagamento instantâneo que foi desenvolvido pelo Banco Central (Bacen). Onde é possível fazer transações bancárias como transferir e pagar contas em apenas 10 segundos utilizando somente o aplicativo do banco no smartphone.

Antes de falarmos do PIX (Pagamento Instantâneo) primeiramente é necessário voltarmos ao passado. Isso mesmo, como diziam os pensadores gregos, é preciso conhecer o passado para compreender o futuro.

Então, vamos fazer uma viagem no tempo para entender como os meios de pagamentos surgiram e conhecer a evolução deles para compreendermos como chegamos até aqui.

Não tem como falar da evolução dos meios de pagamento sem falarmos de tecnologia, pois é notável que esta impulsiona tudo a sua volta. Logo, com a evolução da tecnologia também foi possível aprimorar os meios de pagamentos.

Foi ela que permitiu avanços importantíssimos nesta área ao longo dos anos, foi assim que partimos da cunhagem de moedas e chegamos aos modelos mais flexíveis de pagamento que vivemos hoje.

Em relação aos meios de pagamentos temos alguns marcos na história que é importante relembrar.

Tudo começou com o sistema de trocas onde as pessoas pagavam trocando o que tinham por coisas que não tinham. Após anos neste sistema, surgiu então a moeda de metal onde se deu início ao pagamento legal e padronizado.

Posteriormente surgiu o papel-moeda onde foram emitidas as primeiras cédulas de dinheiro. Logo em seguida surgiu o cheque que até pouco tempo atrás era um forte meio de pagamento aqui no Brasil. Seguindo tivemos o lançamento do cartão que já evoluiu muito desde seu lançamento e ainda é muito utilizado.

Caminhando mais um pouco na história chegamos às transações eletrônicas que foi um máximo e facilitou muito inúmeros pagamentos que as pessoas fazem diariamente. E então a tecnologia avançou novamente e chegamos aos pagamentos instantâneos (PIX) um dos maiores avanços dos últimos anos. Por isso, resolvemos falar dele, pois ele traz um mundo de possibilidades para as empresas e seus clientes.

 O que é PIX?

Mas afinal, o que é este tal de PIX?  

PIX (Pagamento Instatâneo) é o mais novo meio de pagamentos que foi anunciado pelo Banco Central (Bacen) em fevereiro de 2020 que permite transferências e pagamentos em tempo real independentemente do dia ou horário e para qualquer instituição financeira. 

Traduzindo, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem enviar e receber dinheiro por meio do PIX, tendo assim mais uma opção além de TED, DOC, boleto e cartão.

Como o PIX funciona?

O PIX é não é um aplicativo (app) nem exclusividade de nenhuma instituição financeira e já é oferecido pela maioria dos bancos. Ele está disponível no aplicativo da instituição, internet banking, caixa eletrônico. 

O PIX funciona por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Todo o gerenciamento dele é feito pelo Banco Central. Ou seja, o PIX não é uma conta que precisa ser aberta em determinada instituição, mas sim um meio de pagamento que é conectado a uma conta já existente.

E para ter mais segurança é fundamental registrar chaves PIX em alguma instituição financeira participante do PIX que sua empresa possua conta.

Quais são as vantagens do PIX para empresa?

Mas e aí? O que as empresas ganham com este novo meio de pagamento? 

Primeiramente vamos conhecer as vantagens em receber pagamentos através do PIX. E a primeira delas que é o fato das transações PIX poderem ser feitas em qualquer horário e dia da semana, ou seja, podem ser feitas de manhã, à tarde ou à noite em feriado, sábado, domingo, fica a critério do pagador. 

Outro grande benefício é que o PIX dispensa intermediadores nos recebimentos, ou seja, as transações acontecem diretamente da conta do pagador para a conta do recebedor, eliminando assim o uso de intermediadores como existe quando se utiliza o meio de pagamento cartão. 

Podemos citar também o baixo valor das tarifas do PIX para recebimentos se comparadas com outros meios de pagamento como boleto ou cartão, trazendo um excelente custo-benefício. 

O PIX também traz mais flexibilidade no recebimento das contas, uma vez que, através dele é possível receber diretamente de um QR Code, ao invés vez de utilizar um boleto assim os recebimentos são efetivados em tempo real. Além do QR Code pode-se receber através da chave PIX como e-mail, número de telefone e CNPJ. 

E por fim, mas também fundamental, como os recebimentos PIX são efetuados em tempo real consegue-se facilidade no planejamento do fluxo de caixa que é feito pelo departamento financeiro. 

Contudo, o PIX não traz vantagens apenas no momento de receber as contas, sua empresa também usufrui dos benefícios ao utilizá-lo para realizar pagamentos. Com o PIX a empresa pode: 

  • Realizar pagamentos dos seus funcionários, fornecedores e também dos seus tributos em tempo real.
  • Fazer pagamentos utilizando apenas uma chave PIX, substituindo assim as informações como CNPJ, banco, agência e outros, trazendo mais agilidade no processo. 
  • Ter agilidade no pagamento, esta é sem dúvida uma das principais vantagens do PIX, que reduz inclusive a burocracia e faz com que a empresa ganhe tempo ao fazer um pagamento. Você consegue resolver tudo tendo apenas um celular na mão.

Quanto vai custar um PIX para as empresas?

É fato que o PIX será gratuito para pessoas físicas. Porém, para pessoas jurídicas podem existir cobranças, mesmo com taxa menores. Atualmente, os valores ainda não estão definidos.  

Então é importante que você converse com o banco onde sua empresa possui conta para ficar por dentro das taxas que este meio de pagamento pode gerar.

O que o Banco Central tem planejado para o PIX?

Ativar o PIX em grande escala foi apenas o primeiro passo que o Banco Central deu em relação a este meio de pagamento.

Veja a seguir a lista de funcionalidades que o Bacen tem planejado para o pagamento instantâneo.

  • Integração com agenda de contatos: Integração dos aplicativos das instituições financeiras com a lista de contatos nos smartphones, facilitando a identificação dos contatos que possuem o celular ou o e-mail como chave PIX. 
  • Limite do PIX:  possibilitará que as instituições estabeleçam um valor máximo para os usuários pagarem ou transferirem utilizando o PIX.
  • Canal de reclamações: Atalho para o canal de atendimento da instituição para tratar reclamação e atalho para reclamação junto ao Bacen.
  • Conta salário no PIX: inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por PIX, ou seja, poderá ser utilizado transações PIX em conta salário.
  • PIX Cobrança: recurso que possibilitará pagamentos com vencimentos para pagamento em data futura, podendo incluir juros, multas, acréscimos, descontos e outros abatimentos. E também possibilitará duplicata no PIX que permitirá a antecipação das cobranças PIX.
  • Mecanismo especial de devolução: Possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições.
  • PIX Saque e PIX Troco: Dará ao consumidor a opção de obtenção de dinheiro em espécie diretamente do lojista e facilitará a gestão de numerário dos estabelecimentos.
  • PIX por aproximação: Com foco na agilidade e também visando trazer mais opções de uso do PIX, será possível realizar transferências por aproximação.
  • PIX Offline: possibilitará a realização de transações pelo PIX via QR Code mesmo sem acesso à internet,
  • PIX Garantido: Trará a possibilidade de ter parcelamento de compras no PIX.
  • Debito Automático no PIX: será possível programar pagamentos para serem feitos automaticamente através do PIX.

As novidades existentes e as que estão por vir para o PIX são muitas e bem relevantes para as empresas, com certeza trarão inúmeros benefícios.

É muito importante que sua empresa esteja por entro de tudo que está acontecendo com o PIX para não ficar para trás.

Se você ainda não utiliza o PIX na sua empresa é aconselhável que você procure a instituição bancária e comece a utilizar hoje mesmo.