fbpx
CNAE: o que é, para o que serve e como classificar sua empresa

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas mais conhecida no Brasil como CNAE é um código com 7 números utilizado para identificar qual é a atividade econômica exercida pela empresa.

Uma empresa pode ter um ou mais CNAEs, sendo o primeiro CNAE definido como atividade principal e os outros como atividades secundárias.

O que é CNAE?

O CNAE nada mais é do que uma lista com diversos códigos numéricos, cada um dos números corresponde à uma atividade econômica, que são classificadas de acordo com critérios que envolvem a natureza do negócio.

Outro ponto importante: o CNAE possui classificações sobre a atividade principal da empresa, mas há também as subclassificações, que servem para dar ainda mais precisão às informações sobre cada empreendimento e sua atuação.

Para que serve o CNAE e sua importância?

O objetivo do governo com a criação dessa classificação é reduzir as fraudes nos pagamentos de impostos, levando a melhorias na gestão tributária.

Além disso, o CNAE também ajuda os órgãos públicos a tomarem soluções mais pontuais sobre melhorias na legislação tributária.

Assim, por meio do Código CNAE os órgãos administrativos e fiscais da União, dos estados e dos municípios podem identificar as atividades econômicas brasileiras.

Associando a cada uma delas a regulação tributária e de funcionamento pertinentes.

Como classificar o CNAE da sua empresa?

O profissional mais indicado para te auxiliar nesta escolha é, e sempre será o seu contador, pois a escolha incorreta desta classificação pode impactar negativamente o orçamento da sua empresa.

No site do IBGE existe uma página que disponibiliza a classificação destes CNAE’s no país, o CONCLA (Comissão Nacional de Classificação).

Alteração ou inclusão de CNAE

Para realização da alteração ou inclusão de um novo CNAE no registro da sua empresa é necessário que você solicite auxílio ao seu contador para:

  • Saber se a nova atividade é permitida na atual localidade
  • Adequar o objetivo da associação no contrato social
  • Fazer o registro de alteração ou inclusão na junta comercial
  • Fazer a alteração cadastral na prefeitura municipal da sua cidade, entre outras conferências.

Impacto do CNAE no regime tributário

O código de seu estabelecimento refletirá diretamente na carga tributária que ele terá que suportar.

O Simples, por exemplo, está organizado em diversas tabelas, cada uma delas abrangendo determinadas classificações e as correspondentes alíquotas na apuração do imposto a pagar.

Isso também vale para as demais modalidades de tributação — Lucro Real e Lucro Presumido —, sem contar seu impacto em tributos como o ICMS e o IPI.

Resumindo: conforme o código CNAE, sua empresa poderá pagar um volume maior ou menor de impostos, taxas e contribuições.

Sendo assim a escolha do cnae incorreto para a sua empresa acarreta vários problemas, como por exemplo perde acesso a vários benefícios tributários.

Com base nessas informações a sua empresa é classificada perante os órgãos que regulamentam as atividades profissionais em nosso país.

Dessa forma a sua empresa consegue trabalhar adequadamente conforme a legislação.

Com a classificação é possível escolher o formato empresarial mais interessante e o regime tributário mais viável para seu ramo de negócio.

Tudo isso é essencial para que seu empreendimento trabalhe em conformidade com as leis, e para evitar que ocorram erros tributários que podem comprometer seu negócio e acarretar em multas ou punições.