fbpx
Como utilizar o Vale Crédito na Devolução de Mercadoria

Sempre surgem dúvidas de como proceder diante da devolução de vendas faturadas onde já existe movimentação financeira e também quando foi concedido crédito ao cliente.

É neste momento que seu estabelecimento pode utilizar o Vale Crédito. Ele funciona como um valor de crédito gerado para que o cliente utilize em uma próxima compra, após a concretização desta devolução da mercadoria.

A devolução de vendas é uma prática bastante comum nas empresas, e na maioria das situações não é devolvido o valor em dinheiro a seus clientes, mas sim, o Vale Crédito.

Mas o que é Vale Crédito?

O Vale Crédito é um meio de pagamento alternativo bastante utilizado para concretizar a devolução de mercadorias. Através dele é gerado um crédito para o cliente no mesmo valor do produto devolvido, que poderá ser utilizado a qualquer momento que o cliente desejar adquirir um novo produto.

Em outras palavras, é uma forma de reembolso disponibilizada em caso de arrependimento na aquisição de mercadorias.

Quando conceder o Vale Crédito para o cliente?

O momento de conceder o vale crédito ao cliente é um momento muito importante na sua empresa, pois pode impactar diretamente no lucro do seu negócio.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é garantida a troca de mercadoria no prazo de até 30 dias a partir da data da compra.

Para lojas virtuais o prazo para arrependimento ou desistência com estorno do valor pago é de 7 dias após o recebimento do produto, mas em lojas físicas essa operação é realizada de acordo com os critérios de cada empresa.

É neste momento que a utilização do vale crédito será definida, principalmente se a operação for realizada em uma loja física onde não há obrigação de estorno de valores.

Vale a pena ressaltar que o crédito disponível sempre será igual ao valor pago anteriormente pelo produto e que sempre deve ser emitido um documento fiscal diante da devolução realizada.

Para que serve o Vale Crédito?

Como previsto na legislação, as lojas físicas não têm o compromisso perante a lei de devolver valores em dinheiro a seus clientes que se arrependem de compras realizadas, então é neste momento que o Vale Crédito pode ser utilizado.

Sua função é exatamente garantir ao seu cliente o direito de devolução da mercadoria, sem estorno de valores, gerando assim um crédito que possa ser utilizado em outro momento, caso o cliente não se interesse por outra mercadoria disponível no comércio naquele momento.

É uma forma de manter um bom relacionamento com seu cliente e ainda ajuda a garantir que seu negócio não tenha perdas financeiras.

A política de devolução deve ser sempre respeitada tanto pela empresa quanto pelos clientes. No entanto, existem algumas exceções; em épocas festivas, o estabelecimento pode pré-estabelecer regras sobre o processo.

Para evitar conflitos desnecessários e até mesmo a insatisfação de seu cliente, o melhor caminho é trabalhar com empatia e entender todas as partes envolvidas.

Uma boa política de trocas e devoluções pode ser a chave para estabelecer uma relação de confiança entre o cliente e a sua marca.