fbpx
7 dicas para gerenciar melhor suas contas a pagar e a receber

Para que você empresário consiga verificar os resultados operacionais, é indispensável que sua empresa tenha um bom controle financeiro.

Hoje falaremos sobre a gestão de contas de uma empresa, apresentando dicas que lhe ajudarão a implantar ou melhorar o gerenciamento das contas a pagar e a receber da sua empresa.

Então vamos lá, em um jogo rápido você saberia responder: Quanto sua empresa tem a receber na próxima semana? Quais são as contas a serem pagas? Quem está lhe devendo? Ou para quem você está devendo?

Se você achou difícil responder a estas perguntas significa que está faltando controle financeiro em sua empresa e isso não é nada bom para seu negócio.

Para mudar este cenário vamos apresentar algumas dicas que lhe auxiliarão no controle financeiro.

Primeiramente é importante que você entenda que o controle de contas a pagar e a receber fornece informações importantíssimas para a tomada de decisão, por isso é fundamental fazer o gerenciamento de ambas.

Então vamos às dicas!!!

Dicas para o controle de contas a pagar e a receber

  1. Gerencie tudo que deve ser pago e recebido: É preciso ter um controle exato de todos os compromissos assumidos pela empresa, para que não ocorram atrasos no pagamento e você fique em situação desconfortável com seus fornecedores. Da mesma forma é preciso controlar as contas a receber. É através desse controle que se consegue evitar atrasos e inadimplência dos clientes.

  2. Não misture gastos pessoais aos gastos da empresa: Jamais use o dinheiro que é exclusivamente da empresa para pagar gastos pessoais, pois isso pode prejudicar a vida financeira da sua empresa.

  3. Facilite o pagamento: Busque maneiras de negociar o pagamento com os fornecedores, de forma que eles lhe concedam descontos. Você também pode oferecer vantagens para seus clientes que fazem o pagamento adiantado garantindo assim uma receita para a empresa.

  4. Estabeleça uma estratégia de cobrança: Planeje suas cobranças com antecedência para que seu cliente tenha tempo de planejar o pagamento e não deixe de cobrar dos clientes inadimplentes.

  5. Tenha cuidado ao fazer vendas ou compras a prazo: Não é necessário que você deixe de vender a prazo, mas quando possível dê preferência a vendas à vista. Do mesmo modo opte por fazer compras no dinheiro e evite acumular dívidas.

  6. Faça um planejamento financeiro: O planejamento permite equilibrar melhor as contas e evita que o caixa fique comprometido com pagamentos que antecedem os recebimentos. Com o planejamento financeiro você poderá negociar prazos com os fornecedores já prevendo os recebimentos.

  7. Utilize um software de Gestão: O sistema de gestão permite o gerenciamento dos pagamentos e recebimento de forma muito mais dinâmica e automatizada. Além disso, é possível controlar os registros das informações dos clientes e o acompanhamento das movimentações através de extratos. O sistema de gestão irá otimizar todo o processo e torná-lo ainda mais confiável. 

Conclusão

Todo gestor deve ter em mente que o controle financeiro da empresa é fundamental para a tomada de decisão. Sem o controle financeiro não é possível obter a lucratividade da empresa, por isso é de suma importância o uso de um sistema de gestão, pois através deste é possível minimizar os erros.

E lembre-se que quando falamos de gestão financeira, qualquer erro, por menor que seja, pode trazer grandes problemas para o negócio, por isso faça um controle minucioso de suas contas a pagar e a receber e garanta o crescimento e estabilidade de sua empresa.