fbpx
O que é e como aplicar o Feedback Corporativo na sua empresa?

Feedback vem da palavra “retroalimentação”, ou seja, retorno da informação ou do processo passado a alguém, e é muito utilizado nas empresas (ou pelo menos deveria ser).

Neste artigo iremos falar sobre o Feedback, o que é, a sua importância e como pode ser aplicado na sua empresa.         

O Feedback entrou como uma ferramenta importante para as empresas, pois busca a troca de informações, entre a equipe, gestores. Pois ele é uma via de mão dupla em que ambas as partes podem e devem falar e expor sua visão.

Após sua aplicação, o colaborador terá mais clareza sobre a sua equipe, gestores, colegas de trabalho, tarefas, postura, seu desenvolvimento pessoal e o mais importante, o próprio colaborador saberá o que deve ser mudado, melhorado ou mantido para seu crescimento profissional.

O que é Feedback Corporativo?

O Feedback é uma ferramenta de comunicação, utilizada pelas empresas, para passar ao colaborador a percepção que a equipe e gestores tem sobre seu trabalho. Podendo ser avaliado também outros aspectos que julgarem necessários para a organização.

Qual a importância do Feedback para sua empresa?

O feedback é utilizado para reforçar ou corrigir determinadas atitudes e comportamentos. Ele proporciona o crescimento do colaborador quando aplicado de forma correta.

Visto que, a medida que fica claro o que é preciso melhorar, será mais fácil de ser trabalhado e quando é reconhecido e destacado o que o colaborador tem de positivo, deixa-o mais empolgado, trazendo assim maior motivação para a realização das tarefas propostas, melhorando seu desenvolvimento, o que trará, consequentemente, equipes mais produtivas, engajadas e alinhadas com os objetivos da empresa.

Podemos citar alguns benefícios com a aplicação de Feedback aos colaboradores:

Revela pontos cegos

Todos nós temos pontos cegos, e eles podem nos afetar a qualquer momento de nossa vida, sem nem mesmo. Através do retorno de informação, é possível revelar tais pontos cegos podendo ser melhorados.

Quando um gestor se reúne com sua equipe e explica o que não está sendo visto pelo próprio colaborador, existe grande chance de haver uma melhora após esta comunicação.

Aumenta o senso de equipe

Pode ser tanto individual, quanto no grupo. Bons feedbacks fazem com que os talentos se percebam como um time.

Ao oferecer o feedback para a equipe de trabalho, o gestor não fala dos erros individuais e, sim, dos grupais. Ele diz “onde nós estamos errando”, e não onde “você está falhando”. Isso claramente dá asas ao espírito de equipe.

Desenvolve o líder

Quando um líder oferece feedback, é necessário que ele seja profissional com sua equipe. É importante saber a maneira de falar, de se expressar, ao passar as informações, o que pode ser um desafio a alguns, mas de grande importância para sua carreira, e também para sua vida pessoal.

Por outro lado, quando o líder recebe o feedback de sua equipe, consegue ter uma visão mais completa de si, e corrigir certas falhas até então desconhecidas.

Como aplicar o Feedback Corporativo

Preparação

Pense bem no que vai falar e faça anotações das atitudes positivas e negativas do colaborador. Preparar a conversa com antecedência faz com que consiga eleger os pontos mais importantes e que não ficar de fora da conversa.

Local do feedback

A sala ou local em que o feedback irá acontecer deve ser um ambiente neutro e, de preferência, sem interrupções, para evitar que algo se perca. A escolha do local é importante para diminuir a tensão. O ideal é que a conversa não seja interrompida por ninguém, nem pelo telefone.

Definição das regras

É importante que, enquanto o gestor fala, o funcionário anote as observações para que depois, faça suas colocações e ressalvas. À interrupção do discurso do líder pelo colaborador pode acabar gerando certa tensão. Quando este espera a sua vez de falar, consegue assimilar o que foi dito e age sem impulsividade.

Como iniciar a conversa

Antes de começar um feedback negativo, destaque as qualidades do funcionário. Esse cuidado ajuda a quebrar a resistência de quem o escuta.

Cuidado em como empregar as palavras

Não seja genérico nos exemplos. Aponte situações que realmente ocorreram e demonstre como gostaria que o colaborador reagisse.

Esta é a melhor maneira de manter a objetividade da conversa e evitar a irritação ou desconforto de quem está ouvindo.

Pausa para ouvir

Depois que o gestor já falou tudo o que deveria, ele então precisa parar para ouvir o que o outro tem a dizer.

Entender o lado do funcionário e esperar o momento certo para se pronunciar demonstra maturidade e interesse no outro.

Finalização

Uma vez que todos falaram e expuseram os seus lados, o líder deve reforçar os pontos principais do feedback, sejam eles positivos ou negativos.

Isso ajuda a selecionar as partes mais importantes da conversa, que costuma durar em torno de 40 minutos.

Dicas para que o feedback Corporativo seja eficaz

Para um feedback eficaz e sem constrangimentos, que realmente contribua para o crescimento e desenvolvimento da equipe, vale a pena conferir as dicas a seguir:

  • Tente ser o mais imparcial possível: não é fácil, mas descreva o seu comportamento e seus problemas de forma mais direta.
  • Seja objetivo: vá direto ao ponto, seja específico. Antes de conversar com o profissional tenha claro em mente qual o comportamento que deve ser melhorado ou elogiado.
  • Pense no outro: o feedback tem como alvo as necessidades do receptor, não do emissor. Seu objetivo não é extravasar a decepção ou qualquer emoção negativa.
  • Dê feedback no momento certo: dê o retorno rapidamente, logo após um acontecimento. Se você demora existe a possibilidade de esquecer pontos importantes.
  • Observe as consequências: tente avaliar se o feedback foi absorvido e se estão sendo feito mudanças de acordo com o que foi dito.
  • Estimule o feedback: trabalhe para que ele seja algo positivo, bem recebido e até mesmo solicitado. Sim, isso leva tempo, mas com paciência qualquer gestor consegue. 

Um Feedback, a princípio, pode até parecer algo negativo e que trás medo e inseguranças aos colaboradores... Mas na realidade ele é uma forma muito importante de trazer transparência de informações e orientação a todos.

Ele deixa claro o que é preciso mudar e comportamentos que são importantes permanecerem. Este retorno é necessário para ambas as partes, pois estarão sempre atualizados e engajados, o que é fundamental para o crescimento da organização e o crescimento profissional de cada pessoa.